domingo, 20 de fevereiro de 2011

Consciência negra e filosofia







Refletindo com BERTOLD BRECHT e os alunos da EE. Orestes Ferreira de Toledo sobre a afro descendência no Brasil ; houve apresentações através de pintura, dança e poema num evento em 26 de novembro de 2010:




"Primeiro levaram os negros

Mas não me importei com isso

Eu não era negro.



Em seguida levaram alguns operários

Mas não me importei com isso

Eu também não era operário.

Depois prenderam os miseráveis

Mas não me importei com isso

Porque eu não sou miserável


Depois agarraram uns desempregados

Mas como tenho meu emprego

Também não me importei.


Agora estão me levando

Mas já é tarde.

Como eu não me importei com ninguém

Ninguém se importa comigo."
















sábado, 5 de fevereiro de 2011

DE VOLTA ÀS AULAS E SER ESTUDANTE

De volta às aulas, todos vêem muitas expectativas, fazem propósitos de melhor desempenho durante o ano letivo e buscam aprimorar seus conhecimentos ou, até mesmo, recuperar o que ficou para trás.
Nesse momento de decisão em iniciar um novo ano - 2011 - o que não pode ser esquecido é a DISCIPLINA. Ela é importante para alcançar qualquer meta que se almeja. Por isso, a disciplina de Filosofia procura em suas origens demonstrar o quanto é importante o ser humano educar-se nos valores mais nobres, mais íntimo de nossa alma, de nossa razão, aprendendo a ser estudante. Mas, o que é ser estudante mesmo?
Se revermos alguns artigos já postados neste blog, veremos que alguns requisitos são necessários como, além do observar os "Dez mandamentos do bom estudante", o ouvir, o fazer, o compartilhar com os da classe e da escola, sem preconceito, sem bullying é o melhor negócio empreendedor para o crescimento sustentável de nossas vidas presentes e futuras.
Aos veteranos, bom recomeço. Aos iniciantes, bem-vindos às aulas, ao universo do conhecimento de si e do mundo.

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...