domingo, 22 de maio de 2011

Cidadania e comportamento ético do indivíduo


Alunos do ensino médio, noturno, da EE. Dr. Euphly Jalles, 16/05/2011

      A palestra sobre cidadania e o comportamento ético do indivíduo, ministrada pelo ilustríssimo dr. Evandro Pelarin, a convite dos professores de Filosofia da EE. Dr. Euphly Jalles, para os alunos do ensino médio e professores do noturno foi brilhante.
     A participação atenta dos jovens foi exemplar, e, por isso, damos os parabéns. Foram abordados assuntos pertinentes ao nosso cotidiano quanto a responsabilidade dos pais e adultos na sociedade, drogas e a "ética do boné".
     A escola agradece a disponibilidade do palestrante que veio de Fernandópolis para prestar um serviço essencial à juventude, esclarecer como o comportamento ético deve ser refletido sempre, pensando nas consequências sociais.

                                         Dr. Evandro Pelarin, Profa. Terezinha, Prof. Ricardo e a diretora em exercício, Helena, no dia da palestra na EE. Dr. Euphly Jalles com alunos do ensino médio, noturno em 16/05/2011

sábado, 21 de maio de 2011

A Filosofia como uma reflexão

Artigo de opinião de encerrando da situação de aprendizagem 4: A linguagem e a língua como características que identificam a espécie humana", (vol.1) escrito por Tamires Mingoranci Dias, 3a. série EM, EE. Oscar Antônio da Costa.

  "A língua filosófica é uma contextualização para a reflexão da razão. Através das agressões de palavras, de acordo com Platão, a filosofia ou o exercício da reflexão pode ajudar no enfrentarmento da língua.
    A língua como 'veneno' é relativa ao discurso irônico, agressivo, provocado de afastamentos e repleta de discórdias e mágoas.
   Em relação a língua como 'remédio', refere-se aos bons conselhos, onde apenas se fala a verdade,  um ato de perdão [...]
    A filosofia pode auxiliar a encontrar melhor o campo da reflexão; pode ajudar na colocação de perguntas que levam para a compreensão sobre as melhores soluções para essas diferenças."
              Refletindo a língua como  'cosméstico', parabenizo Tamires e  a todos os alunos que compreenderam a habilidade de falar e de corrigir-se quando for necessário para que a comunicação, entre os seres humanos, seja harmoniosa, criando um clima de paz e felicidade.

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...