segunda-feira, 11 de julho de 2011

Seminário de Filosofia: obras filosóficas


Alunas da EE. Oscar Antonio da Costa apresentam a obra Metafísica do amor, de Schopenhauer
  
     Geralmente, os alunos da primeira série ensino médio, quando ouvem a palavra "seminário" se espantam. Alguns acham que é coisa de quem quer ser seminarista (que se prepara para ser padre), outros acham que é algo muito difícil de se fazer. Mas, após explicações do objetivo, roteiro e indicações para leitura de pesquisa, os mesmos passam a fazer o exercício de falar sobre temas já estudados por outros alunos que se tornaram clássicos.
     No primeiro bimestre, as apresentações foram tímidas e cheias de dúvidas quanto aos períodos da História da Filosofia, pois o panorama filosófico era muito grande para um intelecto adolescente acostumado apenas a ouvir músicas ou estórias sentimentais ou sensacionalistas, estimulando bastante a área da imaginação.


Alunas da EE. Orestes Ferreira de Toledo relacionando as religiões com as idéias de Kant

     Contudo, o desafio do segundo bimestre foi ler obras escritas pelos próprios filósofos (Apologia de Sócrates, O Banquete, Metafísica do amor, Da morte, Do sofrimento do mundo, Desespero Humano, Meditações, Deveres e outros) para aprender e a  exercitar como pensar nos problemas de época, buscar investigar aquilo que quase ninguém percebe, suas causas, origens e passar a conceituar, ou seja, a representar aquela atitude, aquele comportamento tão comum ao ser humano. Lançado o desafio, os grupos começaram a ler obras não literárias, mas sim, filosóficas observando: qual o PROBLEMA do filósofo ao escrever tão livro e que CONCEITO ele criou em suas considerações finais. O que ele disse de diferente dos outros, com quem ele DIALOGA ao escrever.
     Assim, quem lê e expõe seu trabalho em cartaz demonstra que é capaz de expressar-se oralmente e, também criar conceitos novos para problemas atuais em nosso mundo.
    A todos que apresentaram os trabalhos estão de parabéns. Continuem lendo as dissertações dos filósofos que vocês vão longe...
                  Alunos da EE Dr. Euphly Jalles apresentando a obra O Banquete, de Platão

Concurso de Filosofia

     Em 2010, após o edital do concurso para professores do estado de São Paulo em várias disciplinas ter sido anunciado, muitos licenciados participaram do exame pleiteando uma vaga no magistério paulista.
    O concurso na área de Filosofia foi uma conquista da categoria de filósofos no Brasil que exigiu o cumprimento da Lei e Diretrizes de Base da Educação Nacional Nº 9.394/96 pela obrigatoriedade do Artigo 36. Houve um movimento de reivindicação dos filósofos e dos estudantes de Filosofia na USP, da UNICAMP e UNESP unidos com outras universidade federais e estatais, em 2001, que voltasse a disciplina para o ensino médio na escola pública para a melhoria da qualidade de ensino e, principalmente, pelo direito do exercício da cidadania num país como o Brasil que estava reiniciando a democracia, depois de trinta anos de ditadura.
     Na ocasião, o presidente era o FHC que sancionou a lei junto com o ministro da educação, Paulo Renato atendendo a interesses políticos partidários de época e não o da educação nacional. Com as mudanças políticas, o estado de São Paulo, só abriu edital para concurso na rede pública depois de doze anos (1993 a 2005), sendo que as escolas particulares estavam com sua grade curricular mais avançadas. 
    O último concurso foi muito concorrido, como em todas as outras áreas e difícil, pois além de exigir conhecimentos da legislação e da área pedagógica é imprescindível o conhecimento específico. Assim, o candidato demonstra dominar os conceitos e situações-problemas que deverá abordar ao longo de sua carreira em sala de aula. Os que foram aprovados estão mais esperançosos, pois muitos já davam aulas de Filosofia como temporários, sem os plenos direitos de um professor titular efetivo.
     Desde o segundo semestre do ano passado (2010) a Secretaria de Educação do  estado de São Paulo começou a convocar os aprovados, respeitando a classificação. Este ano, mais aprovados foram convocados a comparecer para escolha das vagas disponíveis no estado dividido em capital e interior.
    Da Diretoria de Jales foram nove candidatos que juntos comemoraram a primeira etapa comparecendo ao edital de convocação. Agora, no segundo semestre deste ano, terão que fazer um curso de formação e, novamente, prestar exame para se tornarem efetivos de fato. Com execção da professora Terezinha, já efetiva em concurso de anos anteriores, os demais estão na maior expectativa, porém, confiantes. Parabéns aos filósofos que apesar dos pesares procuram manter a ética sempre para o bem de toda a cidadania e, estimulando jovens a se dedicarem ao maior patrimônio da humanidade, o exercício do pensar, isto é, do filosofar.

         Professores da aprovados em concurso de Filosofia do estado de São Paulo dadiretoria de Jales

Estágio em Filosofia


     Como todo curso acadêmico, o de Filosofia também tem seu período de estágio como parte da preparação do profissional para o mercado de trabalho. No caso, da licenciatura em Filosofia, o acadêmico, do curso de graduação, faz o estágio em uma escola, onde observa a didática das aulas, o dia a dia de uma escola, desde sua administração até o domínio de classe. Foi o que fez, ao longo de dois semestres, a estagiária Silvia que acompanhou os alunos do ensino médio da EE. Dr. Euphly Jalles junto com a professora de Filosofia, Terezinha.
                                                                              Estagiária acompanhando estudo de alunos na biblioteca
Professora e estagiária conversando sobre livro didático de Filosofia
                                               
     No início, Silvia ficava só na observação, mas com o tempo participou, também, das atividades tanto de
classe como extra-classes com alunos, horário de trabalho pedagógico coletivo e em reunião de pais, tendo, assim, uma noção do compromisso docente perante os estudantes que são cada vez mais exigentes quanto a postura do professor em sala de aula.


Prof. Ricardo, estagiária Silvia e profa. Terezinha na EE. Dr. Euphly Jalles

    Os alunos receberam bem a estagiária Silvia que chegou a emocionar-se com algumas apresentações de obras filosóficas em seminário bimestral. Agora que terminou o seu curso de Filosofia feito pela Universidade Pontifícia Católica de Brasília, que tem pólo em Uberlândia, após entrega da monografia final, desejamos que tenha sucesso na futura carreira.
    Um grande abraço!
   

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...