terça-feira, 24 de julho de 2012

Ausência da domesticação

  
    "Uma sociedade sem domesticar os corpos agiria de acordo com os seus instintos estimulados pela natureza. Essa forma de agir causaria diversos conflitos e desrespeitos, além de que a sociedade seria, de certa forma, desorganizada.

Alunas Larissa e Maiara,
 EE. Oscar Antônio da Costa, 2A
      Um indivíduo com ausência de educação não respeitaria os seres e os limites de sua espécie, não teria conhecimento das coisas do mundo, além de que agiria somente de acordo com o meio em que vive, sem se preocupar com a consequência de suas ações. Conhecer, respeitar e organizar são ações que nós devemos ter."  (Texto elaborado pela aluna Maiara A. de Souza/2012)
    
     "Ausência da domesticação" foi a produção de texto elaborada pela aluna Maiara como final da situação de aprendizagem 2 que discutia o tema: Torna-se indivíduo e sugeria, no Caderno do aluno, Volume 2, na página 26da disciplina Filosofia, refletir a questão: "Como viver sem domesticar os corpos e sem julgá-los?" após intenso exercício sobre as filosofias de Paul Ricouer e Michel Foucault.
     Depois de ler todas as redações dos estudantes, todos disseram ser impossível viver numa sociedade sem disciplina, sem regras. Portanto, a educação é necessária para haver respeito e organização entre todos os indivíduos.
     O texto de Maiara, sintetizou o que todos os alunos pensaram e escreveram. Parabéns a todos. Mas, fica a questão ainda para pensar: Como nossa sociedade atual deve "domesticar" os corpos já que há muita violência, falta de respeito entre os indivíduos, como assistimos no nosso dia a dia?

  

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...