segunda-feira, 19 de novembro de 2012

FILOSOFIA E CONSCIÊNCIA NEGRA

     Dia 20 de novembro é o dia em que os brasileiros são convidados a refletir e a participar da mobilização afrodescendente, já que o nosso país é considerado o segundo do mundo em etnia negra.
     Com o desafio pedagógico, neste quarto bimestre, de montarem uma revista para o seminário, alguns grupos de alunos do ensino médio das escolas estaduais da Diretoria de ensino de Jales (EE. Dr. Euphly Jalles, Oscar A. da Costa e Orestes Ferreira de Toledo) tiveram que pesquisar sobre um dos assuntos abordados no mês de novembro, o dia Nacional da Consciência Negra. Por que esse dia é considerado importante?


Revistas Filosofia em ação
sobre o tema Consciência negra
novembro/2012.
 
     Vejamos alguns fragmentos extraídos dos artigos apresentados nas revistas Filosofia em Ação, cuja manchetes (conforme foto ao lado) foram sobre Consciência Negra.
     "Foi assinada, no último dia 10 [de 2011], pela presidenta da República a Lei 12.519, que cria o feriado nacional do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência negra, que passa a ser comemorado em 20 de novembro.
     A data já era adotada por estabelecimentos escolares e instituições públicas e privadas por ser o dia do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares, e tradicionalmente é dedicada à análise da situação do povo negro no Brasil, bem como a inserção da mesma na sociedade brasileira." (Grupo dos alunos: Aline Haiane, Luiza Ariane e Patrícia Santana, da 1a. série A da EE. Oscar Antônio da Costa, nov.2012)

     A mesma equipe fez uma entrevista com um cidadão do município de São Francisco, mostrando, assim, a seriedade com que elaboraram a revista, confirmando a necessidade de todos os brasileiros acabarem com o preconceito e a discriminação contra os afrodescendentes. Leia alguns trechos da entrevista feita.

    " L.: Qual é a sua origem? Seus pais o apoiaram nos estudos? Sua infância e crescimento, como aconteceu?

Sr. Benedito Dias da Silva,54a, agente de correio,
morador em São Francisco, em entrevista sobre Consciência negra
às alunas da EE. Oscar Antônio da Costa, nov/2012.
     Sr. Silva: "_ A minha origem negra... meu avô paterno é o único que eu conheci, minha bisavó era índia e meu avô tinha origem africana, e, meus pais nasceram aqui no Brasil. Meu pai é nordestino e minha mãe é mineira. Sim, meus pais me apoiaram muito, apesar deles não terem estudado. Eu nasci e cresci na periferia de uma cidade pequena, fui trabalhador desde a infância praticamente."
  
     L.:" _ Em sua vida, o senhor alguma vez já sofreu discriminação ou passou por algo constrangedor por ser negro?"
     Sr. Silva "_ Na verdade, sim. Na hora, temos uma tristeza, mas tentamos superar os fatos."
    
     Luiza: "_ O senhor é a favor das cotas, consideradas pelas universidades, aos negros?"
    
     Sr. Silva: "_ Sim, sou a favor. Tendo em vista a formação desequilibrada do país na relação negros x brancos, onde o primeiro (negro) obtinha pela condição exposta, sofrimento pelo trabalho pesado, não tinha nenhuma oportunidade de escolaridade, restrição total pela remuneração de seu trabalho, oportunidades e expectativas zero de crescimentos, pessoais e financeiros. Enquanto, o outro lado dominador era sempre apoiado pelo estado recebendo todo o benefício, inclusive contando com a força de trabalho gratuito que era gerada pela administração da época. Este fato criou uma enorme diferença social entre negros e brancos, razão pela qual sou favorável a implementação das cotas, para que tenhamos uma minimização das injustiças." [...]
  
     L.: "_ O que acha que deve ser feito para diminuir o preconceito?"
  
     Sr. Silva: "_ Penso que seja necessário uma maior reflexão de cada indivíduo humano. É necessário que cada ser veja no próximo a sua semelhança, pois somos filhos de um só criador, Deus."
    
     Parabéns aos grupos que elaboraram as revistas e trouxeram vários artigos sobre a história de Zumbi dos Palmares, quilombos, quilombolas, arte afro, racismo, enfim, reflexões sobre nossa atitude diante da discriminação racial.
    Muito axé para todos.
 



Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...