segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Da alma ou intelecto para o Eu racional


     Aristóteles, em Da alma, afirma que o conhecimento é a coisa mais bela e digna do maior valor, por isso disse "considerar toda a investigação respeitante à alma como sendo de importância fundamental."
      A alma, para os gregos, era o lugar onde se situavam as ideias, mais tarde, também chamado de "intelecto". Este é diferente do corpo, como dirá Descartes, em Discurso do método. No entanto os dois podem ser melhorados.
     O intelelecto é inteligivel e o corpo segue os comandos deste, pois o "eu, isto é, a alma" é a essência da natureza humana. Daí, "penso, logo, existo".  Há um ditado que diz: "Você é aquilo que pensa". Mas, será que nossa capacidade de pensar termina com a existência? E como funciona o intelecto enquanto penso? Conhecer os mecanismos de nossa mente auxilia nosso desenvolvimento pessoal. Saber usar as faculdades do intelecto é a chave para o seu sucesso. Pense nisso.
     Assista o vídeo "O segredo dos gênios" e aprenda como usar a razão para estudar melhor.

   

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Da alma e a dança das flores

Assista http://player.vimeo.com/video/27920977?title=0&%3bbyline0&3bportrait=0href

     Para quem aprecia a natureza, já deve ter percebido que ela está sempre nos surpreendendo como nos mostra o vídeo acima.
     O balé das flores e o "carnaval" das cores demonstram alegorias minúsculas jamais imagináveis aos olhos comuns ou desatentos. Ao clicar no link e assistir ao espetáculo das flores filmado, graças a sensibilidade e a tecnologia, percebe-se que a beleza é algo intrínseco ao ser humano.
     Como afirmou Aristóteles, "a alma, é, com efeito, o principio de todos os seres vivos. Por isso procuramos, ao investigar, examinar a natureza e a essência da alma em primeiro lugar e, depois, os seus atributos fundamentais. (ARISTÓTELES. Da alma. Lisboa: Edições 70, 2001, p.23).
     Ao filósofo de Estagira devemos a classificação dos reinos: vegetal, animal e mineral. Contudo, sua teoria nunca quis dizer que as criaturas do mundo sensível estaria desvinculada de um "ecoreino".
     Pense nisso, assistindo o link acima mais uma vez. É lindo!

   

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Cursos de Educação da Anated

     A  educação sempre foi a melhor herança que os pais deixam para os seus filhos.  Tanto aquela que "vem do berço", ou seja, da criação, quanto a educação escolar. Neste sentido, a educação está em todo lugar e nunca é demais como investimento pessoal e profissional.
     Como nem todo mundo tem como frequentar uma faculdade ou um curso todo dia, o Brasil está investindo na Educação à distância com qualidade. Para isso, a Associação Nacional de Tutores de Educação à Distância (Anated) está promovendo cursos on-line, que primam pela excelência da tutoria e pela qualidade dos cursos.
     Se você está interessado(a) em fazer horas de atividades acadêmicas ou atualizar o seu currículo, no momento há cursos de: Pedagogia Social (60h); Ecopedagogia: educação e meio ambiente (60h); Desenvolvimento da linguagem humana (60); Tecnologia da informação e comunicação na educação (60h).
    Caso esteja interessado por um dos cursos mencionados, no momento da matrícula você deverá digitar o código TUVBJRAR, no campo em que solicita o código do tutor, podendo, assim, acompanhar suas atividades. Visite o site, divulge e inscreva-se.
http://www.anated.org.br/

Direito e Filosofia em ação

     Com muita satisfação, os alunos das segundas séries do ensino médio da EE. Dr. Euphly Jalles, do período matutino, receberam os ilustres juristas, a saber: o Dr. Jorge Callado, juiz da Comarca de Jales, o Dr. Guilherme S. Costa, presidente da OAB de Jales e o Dr. Tiago Lacerda, do Ministério Público.

Juiz Jorge Callado, Promotor do Ministério Público,
Dr. Tiago Lacerda, o presidente da OAB, Dr. Guilherme
Soncini, junto a equipe gestora da EE. Dr. Euphly Jalles,
maio/2011.

     A palestra ocorreu na sala de vídeo, às 10 horas, que embora tenha ficado pequena para as três classes das segundas séries, a acústica foi boa para que todos ouvissem com atenção a fala de cada um dos convidados. Estes discorreram sobre a história do direito no Brasil e da importância da consciência da conduta do indivíduo. Tema este estudado nas aulas de Filosofia com o objetivo de analisar a comportamento do cidadão na sociedade moderna e contemporânea, à luz dos pensadores: Descartes, Locke, Bentham, Foucault, Stirner, Freud, Adorno e Horkheimer, além de Jean-Paul Sartre.




Alunos da 2a. série do ensino médio (diurno)
da EE. Dr. Euphly Jalles em palestra sobre Direitos e deveres do cidadão;
maio/2011

     A busca dos desejos individuais não anula o compromisso social que devemos ter para com a alteridade, ou seja, para com o outro. Somos uma sociedade em construção, por isso, a palestra veio complementar o "currículo oculto", necessário aos jovens estudantes que participaram fazendo perguntas sobre procedimentos legais ou não observados no seu cotidiano.
 

 

  
Agradecemos a disponibilidade do senhores juristas, bem como a professora mediadora Clarice que articulou o evento. Parabéns pelo belo comportamento dos estudantes. Que possamos ter outros momentos educativos extra-classe no novo ano letivo.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Agradecimentos pela parceria em 2011

     O ano letivo de  2011 foi enriquecido pelas parcerias feitas com os palestrantes que se dispuseram a ministrar momentos de esclarecimentos juntos dos jovens estudantes nas escolas EE. Dr. Euplhy Jalles, EE. Orestes Ferreira de Toledo, bem como EE. Oscar Antônio da Costa sobre os temas: Direitos e deveres; Ética e cidadania; Como funciona o intelecto na visão da neuroeducação, O papel do Poder Legislativo e Executivo, saúde, etc.
     Aproveitamos este espaço para agradecer a todos que colaboraram e dizer que contamos com sua solidariedade em outros encontros. Obrigada por tanto conhecimento, disposição e atenção.

Dr. Pelarini e equipe EE. Dr. Euphly Jalles

Poder legislativo (vereadora Tatinha) e Poder Executivo (Secretária Élida)
da Prefeitura de Jales, em palestra sobre Participação Política junto aos
alunos da EE. Dr. Euphly Jalles

Palestra sobre o Poder Legislativo no 1ºA na EE. Oscar A. da Costa, 2011.

Prefeito Montanari e vereador Colorido, de Palmeira d`Oeste,
em palestra na EE. Orestes F. de Toledo, dentre o diretor Osmair
e a professora de Filosofia, Terezinha.


Despedida de 2011

Aos jovens que terminaram o ensino médio, sucesso.
Aos que continuam, bom retorno.

Alunos 2ºB da EE. Orestes Ferreira de Toledo,
 Palmeira d´Oeste/SP
 

3A da EE. Orestes Ferreira de Toledo,
Palmeira d´Oeste/SP

3B da EE. Orestes F. de Toledo,
Palmeira d´Oeste/SP

3º1 EE. Dr. Euphly Jalles, Jales/SP


A todos, bom recomeço nos estudos.

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...