sábado, 9 de junho de 2012

Filosofia da religião

     Aproveitando o feriado de Corpus Christis, o seminário sobre as religiões é aqui apresentada após a discussão sobre o "ser Deus", em Filosofia da religião.
     "Deus é espírito e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade" (Jo. 4, 24).
     Essa frase escrita no Evangelho segundo João reflete bem o que os alunos da primeira série do ensino médio estudaram neste segundo bimestre de 2012. 
    Cada grupo, após o entendimento sobre como os filósofos procuravam investigar Deus como causa do mundo, de Platão (V a.C.) até Kant (XVIII) chegaram a conclusão que devemos respeitar e buscar compreender as diversidades culturais e religiosas existentes em nossa sociedade. Por isso, no seminário ouvimos um pouco da história de cada religião (hinduismo, judaísmo, budismo, cristianismo, islamismo, espiritismo, religiões-afros) que tem seus mitos, seus símbolos... como forma de explicar a origem do mundo.
     Contudo, a prática do bem é a melhor forma de verificarmos a presença de Deus em nosso meio, como concluiu Kant, então: "Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você.", "Amai os vossos inimigos, orai pelo os que vos perseguem.", enfim, "Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo."

Apresentação sobre o Budismo pelos
 alunos do 1ºA da EE Oscar A. da Costa/2012.

Alunas do 1º A apresentando sobre o Cristianismo,
EE Oscar Antônio da Costa/ 2012.





Precursores do meio ambiente

     O poema "Ela, mártir geme" em artigo de2011, neste blog, retrata o "sentimento" da mãe-Terra diante da exploração feita pelos humanos.
     Ao refletir sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente nas escolas, aproveitamos os estudos feitos sobre os pré-socráticos, no primeiro bimestre. Os alunos da terceira série do ensino médio tiveram o desafio de apresentar quem foram os filósofos precursores que começaram a buscar a origem do Universo (em nossa cultura ocidental) e demonstrar suas ideias em forma de maquetes, além dos cartazes. Aprecie e comente.

Alunos do 3º1 da EE Dr. Euphy Jalles com maquetes
sobre os archés dos filósofos pré-socráticos (03/2012)

Cartaz sobre a tese de Anaximandro, apresentado pela
aluna Emily da 3a. série A da EE. Oscar A. da Costa

                                           A aluna Ana Luiza, 3a.A, EE. Oscar A. da Costa,
                                         apresentando o principio (arché) em seminário/2012.

domingo, 3 de junho de 2012

Jovem que lê, saberá falar e escrever

     Sábado, dia 02 de junho, na EE. Dr. Euphly Jalles, da diretoria de ensino em Jales, realizou-se o I Encontro de Jovens leitores, evento promovido pelas professoras da Sala de leitura, que têm desempenhado um papel muito importante para estimular a leitura entre os alunos.
    

 
Troca de livros no Io. Encontro
dos Jovens Leitores


No hall em frente a Sala de leitura todos que chegasse e quisesse trocar um livro ou revista podia.

    
Além disso, houve apresentação de músicas e premiaçãos aos adolescentes e jovens que mais leram no primeiro bimestre com a presença da professora coordenadora da Oficina Pedagógica Vírginia e a equipe gestora da Unidade escolar, a diretora Silvia Rios, vice-diretora Helena, profa. Ana Paula, Lucimara, além de todos os professores do estabelecimento junto com a Escola da Família.

Professoras Eliana e Luciana responsáveis
pelo Io. Encontro de Jovens Leitores
na EE. Dr. Euphly Jalles/2012.

    





Jovens premiados no
I encontro dos jovens leitores
     Parabéns aos alunos, jovens leitores. Como dizia Monteiro Lobato "Uma nação se faz com homens e livros."


De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...