domingo, 28 de outubro de 2012

Metafísica da tristeza

     "A tristeza é um sentimento próprio do homem que provoca no indivíduo um estado de infelicidade perante algum fato, isto é, é uma consequência interna de causa externa.
     Geralmente, a causa vem de outras pessoas, que nos frustram de algum modo. No entanto, esse sentimento pode ter causa-consequência o próprio individuo acometido pelo sentimento. Esse que não realizou-se de algum modo como no trabalho ou academicamente.
     Esse sentimento devido sua natureza depreciativa da alma, deve ser evitado.
     O convívio com familiares e pessoas próximas podem auxiliar na recuperação do indivíduo triste, dotado sempre da vontade própria de superação desse estado." (Texto de Fabiano P. R. da Costa, 3º1, da EE. Dr. Euphly Jalles, em Jales-SP)

     O texto acima intitulado "Metafísica da tristeza" é um produto feito em sala de aula, em apenas vinte minutos, após a leitura do poema de Carlos Drummond de Andrade, Deus triste, do caderno do aluno, volume 4, da 3a. série do Ensino médio, da disciplina Filosofia.
    O desafio dos estudantes era elaborar um texto filosófico a partir do poema lido, distinguindo, assim, o discurso filosófico do discurso literário.
    À medida que, os educandos iam terminando, ia lendo e corrigindo a pontuação ou refletindo o que era necessário para a melhor forma de expressar as ideias sobre o que é tristeza, por que ela existe, o que a causa e qual seria a proposta para sair dela. Quando li a do Fabiano fiquei surpresa e feliz em saber que em pouco tempo usou um vocabulário filosófico sem perder o foco em questão. Outras redações poderiam ser aqui destacadas, mas diante do número de alunos selecionei esta para que se verifique que os alunos da escola pública são capazes de escrever bem.
    Parabéns a todos os alunos da terceira série do ensino médio. Caprichem no ENEM!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Poema: Olhos cheios de mar

Voltei com os olhos cheios d´água,
cheios de água do mar.
Banhei na Lagoa a saudade,
sentindo a garoa
que lembrava
lágrimas do tempo a esperar.
Voltei com os olhos
cheios de água do mar,
pois em terra seca,
eles relembram o quanto
a espera devo suportar.

 Maria Terezinha Corrêa
em 14/10/2012

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...