terça-feira, 20 de novembro de 2012

POEMA: PÁGINAS NEGRAS

PÁGINAS NEGRAS

de Maria Terezinha Corrêa
 
 
Imagem de Zumbi em trabalho
apresentado na EE. Oscar A. da Costa



 
Páginas negras
na História do Brasil.
Lágrimas de sangue
viu-se na terra e no mar.

A escravidão é gritante!
Antes, era o trabalho forçado;
Hoje, por não se ter um salário;
Se o tem, é explorado.

Índios foram escravizados
no início da "era brasileira"
Como produto nacional desvalorizado...
importaram negros
massacrando a África inteira.
Torturados por defenderem
a nobreza da raça
Aqui passam
para a pior casta.

Foram o alicerce do Brasil.
Deram seu sangue, seu suor...
pagaram pecados,
foram batizados...
Viviam nas senzalas.
Imensidão de herdeiros
surge dos sofrimentos.
É marcante nos portos
a degradação de nossos irmãos,
por causa da cor.
Quanta dor!

Abolição!
Uma decepção.
negros e brancos,
mulatos e cafusos,
vivem uma escravidão,
hoje ainda
por causa da dominação.

Liberdade!
Esperança!
Mesmo sem condições,
ainda são solidários.
Querem construir
um mundo de irmãos,
onde não haja discriminação
mas, sim,
justiça e verdadeira libertação.

Por isso,
seus clamores
pelos sem vez
mais união e conscientização.

Projeto Cor e Melodia

     A EE. Orestes Ferreira de Toledo, no dia 14 de novembro, realizou a final do "Cor e Melodia", projeto pedagógico, que teve como objetivo tratar do tema Consciência Negra.
    Este projeto, coordenado pelo prof. Paulo e toda equipe docente da escola, é desenvolvido com os alunos que produzem uma variedade de danças, pintura em telas, recitais, além da montagem do cenário para embelezar o ambiente.
Palco do projeto Cor e Melodia, montado no pátio da
 EE. Orestes Ferreira de Toledo para apresentação dos alunos.
Novembro/2012.
Equipe de professoras e coordenadora
preparando as fantasias para o Projeto
"Cor e Melodia". Nov./2012.
 
Grupo de professores e alunos da
EE. Orestes F. de Toledo, preparando
o palco para o Cor e Melodia; nov./2012






 






Leonardo, 1C da EE. Orestes Ferreira de Toledo, um dos
autores da revista Filosofia em Ação sobre Consciência Negra
em frente ao palco do Cor e Melodia. Nov/2012.

 
 
 
 
 
 
 
Toda a comunidade é convidada a participar, pois nada melhor do que a Consciência Negra ser refletida através da arte.
A todos que apoiaram, participaram e fizeram parte, direta ou indiretamente, desse evento, nosso agradecimento.
 MUITO AXÉ neste dia 20 de novembro!
 
 
Tela que ganhou em 1o. lugar no Projeto Cor e Melodia
Novembro/2012.
 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

FILOSOFIA E CONSCIÊNCIA NEGRA

     Dia 20 de novembro é o dia em que os brasileiros são convidados a refletir e a participar da mobilização afrodescendente, já que o nosso país é considerado o segundo do mundo em etnia negra.
     Com o desafio pedagógico, neste quarto bimestre, de montarem uma revista para o seminário, alguns grupos de alunos do ensino médio das escolas estaduais da Diretoria de ensino de Jales (EE. Dr. Euphly Jalles, Oscar A. da Costa e Orestes Ferreira de Toledo) tiveram que pesquisar sobre um dos assuntos abordados no mês de novembro, o dia Nacional da Consciência Negra. Por que esse dia é considerado importante?


Revistas Filosofia em ação
sobre o tema Consciência negra
novembro/2012.
 
     Vejamos alguns fragmentos extraídos dos artigos apresentados nas revistas Filosofia em Ação, cuja manchetes (conforme foto ao lado) foram sobre Consciência Negra.
     "Foi assinada, no último dia 10 [de 2011], pela presidenta da República a Lei 12.519, que cria o feriado nacional do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência negra, que passa a ser comemorado em 20 de novembro.
     A data já era adotada por estabelecimentos escolares e instituições públicas e privadas por ser o dia do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares, e tradicionalmente é dedicada à análise da situação do povo negro no Brasil, bem como a inserção da mesma na sociedade brasileira." (Grupo dos alunos: Aline Haiane, Luiza Ariane e Patrícia Santana, da 1a. série A da EE. Oscar Antônio da Costa, nov.2012)

     A mesma equipe fez uma entrevista com um cidadão do município de São Francisco, mostrando, assim, a seriedade com que elaboraram a revista, confirmando a necessidade de todos os brasileiros acabarem com o preconceito e a discriminação contra os afrodescendentes. Leia alguns trechos da entrevista feita.

    " L.: Qual é a sua origem? Seus pais o apoiaram nos estudos? Sua infância e crescimento, como aconteceu?

Sr. Benedito Dias da Silva,54a, agente de correio,
morador em São Francisco, em entrevista sobre Consciência negra
às alunas da EE. Oscar Antônio da Costa, nov/2012.
     Sr. Silva: "_ A minha origem negra... meu avô paterno é o único que eu conheci, minha bisavó era índia e meu avô tinha origem africana, e, meus pais nasceram aqui no Brasil. Meu pai é nordestino e minha mãe é mineira. Sim, meus pais me apoiaram muito, apesar deles não terem estudado. Eu nasci e cresci na periferia de uma cidade pequena, fui trabalhador desde a infância praticamente."
  
     L.:" _ Em sua vida, o senhor alguma vez já sofreu discriminação ou passou por algo constrangedor por ser negro?"
     Sr. Silva "_ Na verdade, sim. Na hora, temos uma tristeza, mas tentamos superar os fatos."
    
     Luiza: "_ O senhor é a favor das cotas, consideradas pelas universidades, aos negros?"
    
     Sr. Silva: "_ Sim, sou a favor. Tendo em vista a formação desequilibrada do país na relação negros x brancos, onde o primeiro (negro) obtinha pela condição exposta, sofrimento pelo trabalho pesado, não tinha nenhuma oportunidade de escolaridade, restrição total pela remuneração de seu trabalho, oportunidades e expectativas zero de crescimentos, pessoais e financeiros. Enquanto, o outro lado dominador era sempre apoiado pelo estado recebendo todo o benefício, inclusive contando com a força de trabalho gratuito que era gerada pela administração da época. Este fato criou uma enorme diferença social entre negros e brancos, razão pela qual sou favorável a implementação das cotas, para que tenhamos uma minimização das injustiças." [...]
  
     L.: "_ O que acha que deve ser feito para diminuir o preconceito?"
  
     Sr. Silva: "_ Penso que seja necessário uma maior reflexão de cada indivíduo humano. É necessário que cada ser veja no próximo a sua semelhança, pois somos filhos de um só criador, Deus."
    
     Parabéns aos grupos que elaboraram as revistas e trouxeram vários artigos sobre a história de Zumbi dos Palmares, quilombos, quilombolas, arte afro, racismo, enfim, reflexões sobre nossa atitude diante da discriminação racial.
    Muito axé para todos.
 



domingo, 11 de novembro de 2012

JOVENS PENSADORES


Alunos da 3a.EM da EE. Orestes
Ferreira de Toledo, em seminário, 2012
     Há um bom tempo, os alunos do ensino médio (das escolas: EE Dr. Euphly Jalles, EE Orestes Ferreira de Toledo e EE. Oscar Antônio da Costa) têm sido desafiados a ler obras filosóficas e a pesquisar documentos relacionados ao exercício da cidadania, onde constam nossos deveres que garantem nossos direitos e apresentar em forma de seminário, confeccionando cartaz (conforme combinado em sala de aula - contrato didátido), para os demais colegas de classe, com o objetivo de enriquecer o conteúdo estudado ao longo do bimestre e desenvolver a habilidade de expressar-se oralmente.

     
Seminário dos alunos 1a. série do EM da
EE. Oscar Antônio da Costa, 2012.
 

Alunos da 3a. EM da EE. Dr. Euphly Jalles
apresentando seminário/2012
     Neste quarto bimestre que encerra o ano letivo de 2012, após muitas reflexões a respeito de questões contemporâneas de nosso cotidiano, o desafio foi cada grupo confeccinoar uma revista com os temas relacionados aos assuntos tratados em sala de aula, a saber: Direitos Humanos, Consciência Negra, Política/República/Democracia, Prevenção contra as drogas, Sexualidade abordando AIDS e as DST, Educação Emancipada, Dia Mundial da Filosofia, Saúde, Violência...
Alguns exemplares das revistas "Filosofia em ação"
produzidas pelos alunos do ensino médio - 4º bimestre/2012

   O nome adotado para a capa da revista ficou sendo o do projeto "Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver", pois precisava de um nome padrão para, a partir daí, todos os grupos poderem abordar suas "reportagens" seguindo o roteiro: capa, contra-capa, editoral, sumário, artigos de opinião, propagandas, entrevistas. Como é uma revista com intenção pedagógica, ou seja, interdisciplinar ficou combinado que no final da mesma o grupo deixaria uma proposta e toda a bibliografia consultada. Surpreendentemente, as revistas foram apresentadas com muita seriedade, embora tivesse que fazer alguns ajustes.
Alunas do 2A EE. Oscar Antônio da Costa
com suas revistas em mãos após apresentação
novembro/2012.

Alunas da 1A da EE. Oscar Antônio da Costa
apresentando a revista sobre Direitos Humanos,
novembro/2012.
 
   
    Por isso, quero parabenizar os estudandtes, pois todos surpreenderam pelo compromisso, empenho e abordagens, provando, assim, que dominar as linguagens, envolve o conhecimento de todas as disciplinas e de tecnologia. Parabéns!
     As revistas ficarão expostas para a comunidade no dia da "Prevenção também se ensina" que será comunicado pelas escolas acima citadas.


domingo, 4 de novembro de 2012

Competências do ENEM

     Dia 03 e 04 de novembro estarão acontecendo as provas do ENEM e sabemos que serão cobradas as cinco competências desenvolvidas em sala de aula durante o processo de ensino e aprendizagem.
     Vamos lembrar quais são?
      1) DOMINAR LINGUAGENS = significa dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.
    
     2) COMPREENDER FENÔMENOS = quer dizer construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

     3) ENTENDER SITUAÇÕES-PROBLEMA = é o exercício de selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

    4) CONSTRUIR ARGUMENTAÇÕES = é relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

 
   5) ELABORAR PROPOSTAS: Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Alunos da EE. Dr. Euphly Jalles em palestra
     Por isso, prestar atenção e refletir, analisando o que vai escrever ou responder é muito importante.  Boa prova a todos.

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...