domingo, 7 de abril de 2013

O preconceito em relação a Filosofia

     Mais uma produção de texto de um dos alunos do ensino médio, busca mostrar o desenvolvimento da habilidade em associar textos lidos para relacionar ideias e escrever um pequeno artigo.
     No exemplo abaixo, a aluna Maiara Aparecida de Souza, da terceira série "A" do ensino médio da EE. Oscar Antônio da Costa, em São Francisco-SP, demonstrou que é possível, em poucas linhas, escrever, de modo sucinto, o que entendeu sobre "A natureza política do preconceito e da intolerância com a Filosofia", conforme exercício da situação de aprendizagem do volume um em Filosofia. A reflexão feita sobre o preconceito fez perceber que pode causar prejuízo à moral do indivíduo, como aconteceu com Tales de Mileto e Sócrates, cuja a comédia de Aristófanes, nos tempos da Grécia Antiga, chegou a ser um motim para a morte do mestre grego.
 
     "No início da Filosofia, filósofos sofreram preconceito por questionarem ou buscarem entender a origem das coisas, sendo julgados como seres que 'viviam nas nuvens'.
     Essa forma de preconceito surgiu porque os filósofos, muito sábios, colocavam em risco todos aqueles que se diziam [sabedores], mas pouco conheciam. Isso desencadeou uma revolta, por parte das outras pessoas, disparando 'adjetivos negativos' aos filósofos.
     Sócrates, um grande exemplo disso, foi levado à morte por sua sabedoria, porque colocava em risco a política da época. Essas atitudes, de certa forma, prejudicavam a filosofia.
     Mas, hoje, a visão em relação à Filosofia mudou. Qualquer pessoa pode filosofar, desde que questione. E isso deve permanecer, uma vez que, se faz necessário que existam pessoas assim para questionar não só a natureza humana, mas, também, [sua prática] a natureza política."
 
     À Maiara, parabéns. Continue escrevendo e estimulando outros alunos, colegas, a escrever também.

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...