quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Escola, lugar de preparar sonhos

     "A juventude é o amanhã da vida. [...] É a semente de onde brota tudo.
     É o alicerce sobre o qual deve apoiar-se o grande edifício da vida. [...]"
  
   A "Mensagem aos jovens", de Tiago Alberione, foi lida pelos alunos do ensino médio, das escolas Orestes Ferreira de Toledo e da Oscar Antônio da Costa, no primeiro dia do ano letivo para lembrar a importância dos sonhos que se tem, quando jovem e a necessidade de cultivá-los.
     Quando perguntado o significado do "amanhã da vida", todos interpretaram como o "futuro". E quem, onde se prepara esse "amanhã"? Resposta: a escola. Daí, a responsabilidade desta instituição na sociedade. Por isso, desejamos as boas vindas para todos que se aventuram a entrar no campo do conhecimento, muitas vezes, ainda desconhecido e, preparar-se para as etapas necessárias até estar apto para enfrentar os desafios que virão mais à frente.
     Cada estudante escreveu seu sonho, no caderno. Verificou-se que ninguém escreveu algo ruim para si. Todos escreveram sonhos possíveis de serem realizados para ser feliz. Então, ao refletir a mensagem reforçamos o verso que diz:
 
 "Duas coisas foram necessárias: a perseverança em olhar e a existência da luz.
    Para todas as grandes coisas exigem-se lutas penosas e um preço muito alto.
    A única derrota da vida é a fuga diante das dificuldades.
    O homem que morre lutando é um vencedor."
    
   A perseverança em não desanimar diante das dificuldades, ter a humildade de aprender sempre e sempre mais, buscar novos conhecimentos, ser solidário com os colegas aprendendo a trabalhar em equipe, criar novas formas de entreter-se com as pesquisas, aceitar desafios que são necessários para o desenvolvimento das competências e habilidades, é o jeito de estar preparando para, "no amanhã da vida" almejar seus objetivos.
     A escola é o lugar de preparar sonhos, preparando cidadãos conscientes de seus deveres e de seus direitos. Por isso, desejo a todos um bom ano letivo e muita perseverança, ânimo, compromisso com seus afazeres, pois, afinal, "a educação é direito de todos" e educar é buscar uma vida digna, melhor, para construir uma sociedade justa.

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...