sexta-feira, 3 de maio de 2013

Encerramento e desafio em fim de bimestre

     Ao encerrar o volume um da terceira série do ensino médio em Filosofia, o desafio dos estudantes foi elaborar um texto que respondesse a seguinte questão: "Como a Filosofia ou o exercício da reflexão filosófica pode ajudar no enfrentamento da língua como veneno e como cosmético?"
    A jovem Angélica Lima, da 3a. série B, da EE. Orestes Ferreira de Toledo, desta vez destacou-se na produção do texto feito em aula, demonstrando como tem sido o desenvolvimento dessa habilidade tão necessária para o aprendizado reflexivo.
 
                                             "As diferentes formas de falar
     
      Segundo um livro publicado por Platão, denominado Fedro, afirma que a língua é 'Pharmacon' que significa veneno, remédio e cosmético.
     A língua veneno é mentir, xingar, caluniar, o que prejudica a convivência das pessoas e a língua cosmético prejudica também, por elogiar muito, sendo, na maioria deles falsos, [somente] para agradar os outros. Por isso, existe a língua remédio. Esta, ajuda na convivência e no respeito entre as pessoas, dizendo a verdade, dando conselhos, pedindo desculpas.
     O ser humano é o único ser que fala, mas as pessoas fazem uso da língua como veneno e cosmético, esquecendo da língua como remédio. É preciso saber usar corretamente essa linguagem. Assim, a Filosofia nos ajuda a compreender as diferentes línguas e usá-las da melhor forma, pois ela é a língua remédio, que pode ser comparada com o bom senso como diz Gramsci."
 

     Procuremos utilizar, então, a "língua remédio" para produzir o bem querer entre todos da comunidade escolar, na vida cidadã  e  pessoal.
 
Alunos da 3º B da EE. Orestes Ferreira de Toledo,
em Palmeira d´Oestes-SP - maio/2013.

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...