sábado, 24 de agosto de 2013

Férias e Cultura

     Embora o mês de julho, para os professores do estado de São Paulo, tenha apenas quinze dias de férias, foi possível aproveitar alguns momentos de lazer e cultura, ou com familiares ou com amigos em viagem.
     Para quem mora no interior do estado, em particular, no noroeste paulista, o acesso a cultura como teatro, cinema, visita a museus, parques é restrito para quem tem o privilégio de ter carro ou pode viajar para outros municípios maiores. Até para comprar jornal ou um periódico tornar-se algo "aborrecente", pois mesmo sendo assinante, se depender do transporte intermunicipal, a leitura das notícias do dia chegam sempre atrasadas.
     No entanto, nos poucos dias de "descanso" coletivo escolar a interação com a cultura, literalmente falando, foi edificante.
Cartaz do filme Hannah Arendt
julho 2013
   
     Assistir o filme da filósofa Hannah Arendt, no espaço cultural do Conjunto Nacional, cine Cultura, que fica situado na avenida Paulista com amigas, foi muito prazeroso.
   O filme relata a biografia da filósofa de origem judia, que passou a escrever, ao longo de sua carreira acadêmica nos Estados Unidos, sua reflexão e análise sobre a banalidade do mal, após participar como jurada em um tribunal que condenava um torturador nazista.
    Para Arendt, os que obedecem à crueldade dos que estão no poder, "são pessoas que não pensam", apenas são comandados. Enfim, assista. Vale aprofundar sobre essa filósofa.

    Além disso, no mesmo espaço cultural, a Livraria da Cultura é aberta com um acervo enorme  para a leitura de todos os gostos e necessidades.
Livraria Cultura, São Paulo, julho 2013.

 
     Também, foi muito oportuno interagir com a obra de arte, de Silvio Barreto, que construiu um bosque todo feito de material reciclável, onde podíamos ouvir sons de pássaros e, até, leão, conforme andava-se no mesmo espaço.
    
Bosque feito de material reciclável,
no Conjunto Nacional da Cultura, São Paulo, jul/2013
     As férias acabou, mas a experiência cultural veio junto. Voltar às aulas ficou mais interessante.
    

Fim de bimestre junino

Correio elegante
     Fim de bimestre na escola é uma correria, como todos sabem. Há muitos trabalhos, provas, seminários, simulados, e, ainda, festa junina. Hum... falou em festa junina, começam os ensaios para as quadrilhas, doces, música, correio elegante.

    Na E.E. Orestes Ferreira de Toledo, em Palmeira d`Oeste, não foi diferente. O grêmio estudantil envolveu todas as classes para os ensaios e, os mais animados revelaram-se. Só vendo.
   
   Mas, o que festa junina tem a ver com Filosofia?
  


Pipoca, junho 2013
   Ora, o mês de junho, que coincide com o segundo bimestre, refletiu sobre a importância da cultura, da religião e da arte, em sala de aula. Nada melhor que vivenciar na prática tudo isso junto, pois os santos juninos, os doces, o molejo rural, o forró... fazem parte da cultura brasileira, que retrata o universo rural.
    Além disso, a festa junina aberta à comunidade local foi um sucesso em todos os sentidos.
   .
   

Doces juninos, junho 2013
   As unidades escolares, sempre agradecem a presença das famílias, autoridades e dos amigos que colaboram com a confraternização e com os dividendos bem vindos à receita da mesma, graças a doação de bezerros, leitões, frangos e demais prendas para animar os pequenos leilões feito durante a festa.
 
   A todos, parabéns! Contamos com a colaboração de todos para os próximos eventos.





Quadrilha junina, junho 2013
Alunos tímidos apreciando a quadrilha, junho 2013
 

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...