domingo, 10 de novembro de 2013

Bioética e direitos

Aluno Marcelo e colega, 2A EM, EE Oscar
Antônio da Costa, apresentando trabalho
sobre Direito Penal. Out/2013.

  O quarto bimestre deste ano letivo teve como reflexão filosófica, na segundas séries do Ensino Médio, o tema Bioética e a influência da técnica e da tecnologia, como uma preocupação no mundo contemporâneo.
    

    
Alunos do 2A EM, da EE Oscar A. da Costa
do grupo Bioética em seminário. Out.2013.


A vida humana tem sofrido com a irreflexão da indústria cultural, que tem o mercado como principal alvo para obter seu objetivo, utilizando a Ciência para suas metas lucrativas. Por isso, o Direito Penal, bem como a Declaração do genoma, tem elaborado regras para atenuar atitudes que ameaçam vidas inocentes, como estudadas no Caderno do aluno, Vl. 4, de Filosofia.
 
Neste sentido, é importante todo indivíduo estar alerta para esse fenômeno contemporâneo, conforme  os filósofos frankfurtinianos analisaram, pois a "Razão instrumental", tem buscado apresentar aos cidadãos fórmulas mágicas para alcançar a felicidade, "coisificando o espírito" em troca de um corpo perfeito, ou, uma vida sem dor, às custas de produtos comercializados, muitas vezes, sem critérios.



 
Grupo de alunos 2A, apresentando trabalho 
na EE. Oscar A. da Costa. Out/ 2013.
     Assim, o seminário iluminou, mais uma vez, que indivíduos pensantes, não se deixam levar pela indústria cultural, que procura "bombardeiar" nossas mentes com tantos desejos, que nem sempre são necessários à nossa existência. Por isso, conheça seus direitos e fique atento à ideologia que quer que sintamos e nos comportemos como "peças" ambulantes.

Calculando

     O domínio das linguagens é um das competências exigidas nos exames dos estudantes.
     Tanto a linguagem formal, apresentadas nas áreas filosófica e tecno-científica, quanto a linguagem literária, presente na arte, fazem parte de nosso cotidiano. Por isso, a habilidade de dominar os códigos das diversas linguagens (escrita e falada) é um dos requisitos proposto nos exercícios em sala de aula.
     A exemplo disso, o domínio do conteúdo da matemática pode fazer parte de um poema, onde o leitor que domina os códigos ali presentes entenderá sua mensagem, como o exemplo do poema Calculando, que transcrevo abaixo.
 
Como o cálculo / A vida é lida
Com um óculos, / lente polida.
 
Reta, ângulo / Curva contida
Quem nem pêndulo / Vinda e ida.
 
No retângulo / Linha retida
Faz triângulo / Formar medida.
 
Espaço nulo / via transferida
Num losângulo / é dividida.
 
Quando calculo / conta invertida
Pôe acúmulo / distinguida.
 
Quantidade / Relativada /
É qualidade de vida.
                     
                        Maria Terezinha Corrêa
 

domingo, 3 de novembro de 2013

Lembranças vivas

     Por ocasião do dia de finados, dois de novembro, o texto "Morte" de autoria do filósofo Aguinaldo Pavão, do volume 4, do Caderno do aluno, da disciplina de Filosofia, da 3a. série do ensino médio, fez-me recordar momentos de lembranças, ausências nos idos anos de 1986.
     Como o objetivo desse volume 4 é refletir os discursos filosófico e literário, transcrevo o poema "Lembranças vivas" escrito num dia cinzento da cidade paulista, para demonstrar que ao criarmos um poema, a alma filosofa de um jeito divagando, descontraído, dialético...

   "Ausência, que levas?
    Momentos? Pensamentos? Pessoas?
    Queres no fundo separar?!?
    No mundo és fato
    Que podemos constatar.

    Quanto mais longe o espaço
    Mais nos faz relembrar.
    A memória nos ressoa
    Como um grito a se libertar.

    Ausência, que trazes?
    Momentos. Pensamentos. Pessoas.

   No fundo tornas-te presença.
   Lembranças vivas que faz saltar
   O coração solidário
   Com quem distante está.
  
  Ausência nem a ciência sabe explicar.
  Levas e trazes o sentido na distância,
  Carência;
  Recordamos a presença
  De uma ausência." 
                            

Poema "Dia do professor"

O dia do professor
É uma homenagem ao educador
Que tem como padroeira
Santa Tereza d´Ávila, mestra e doutora
Professores de Humanas da
EE. Orestes Ferreira de Toledo
 em ATPC 2013
Que reformulou vidas e histórias inteiras.
Assim, também,
O professor por vocação
Tem uma missão:
Educar para o pensar
Toda uma geração.
 
Há muitos sendo "descartados"
Público ou privado,
Estão esgotados.
 
Contudo, transmitem valores
Em meio a dissabores.
Professores da EE. Oscar Antônio da Costa
São Francisco, em intervalo de
Conselho de Classe 14/10/2013.
A duras penas, este profissional
Apesar das dificuldades tem um ideal

Mantendo a teimosia em
Construir a cidadania.

                  
 Autoria de                                                                   
 Maria Terezinha Corrêa

Outubro docente

     Outubro é um mês cheio de homenagens. Homenagens a São Francisco, dia 4; às crianças e à padroeira do Brasil, no dia 12; aos professores dia 15; aos médicos dia 18; aos dentistas, 25, além de outras comemorações.
     Geralmente, as escolas aproveitam para homenagear os professores que ganham um dia como "ponto facultativo". E assim, aproveitar para seus assuntos particulares, pois todos sabem que professor não tem hora de almoço, nem tem tempo para a família, principalmente os que têm carga horária dupla e lecionam em mais de uma escola, tendo que sair de uma cidade para outra correndo para cumprir seus horários. Entram no serviço antes do comércio abrir e, muitas vezes, saem o comércio já fechou, sem falar naqueles que ficam os três períodos fora de casa, chegando depois das vinte e três horas.
      Na EE. Oscar Antônio da Costa, dia 14 de outubro, no intervalo do Conselho de Classe e série, os professores tiveram uma surpresa muito saudável, organizada pela equipe gestora, um belo café com sucos, frutas, bolos, pães. O costume do dia a dia é ter só cafezinho e água, e quando muito, "bolacha pedagógica".  Todos ficaram muito felizes com a homenagem e incentivo para iniciar o último bimestre do ano letivo junto aos alunos que enfrentarão, ainda, os exames disciplinares e oficiais.
     Se for fazer uma analogia, professor é como técnico de esporte, não pode desanimar, pois precisa levar a esperança aos meninos e meninas do nosso país; embora, saibamos que a saúde, os desgastes físico e, principalmente, mental nem sempre são levados em conta pela política educacional do nosso país, discursa sobre a qualidade de ensino e despreza a qualidade de vida dos docentes.

Homenagem aos professores, no intervalo do Conselho de classe
da EE. Oscar Antônio da Costa, véspera do dia 15 de outubro, 2013.
 

sábado, 2 de novembro de 2013

Somos iguais

     A atividade da aprendizagem 3 do volume 3 da segunda série do ensino médio em Filosofia, da Proposta curricular "SP faz a escola" propôs um desafio aos jovens após reflexão sobre a humilhação social, racismo e questão de gêneros, pensar em quais outras categorias são excluídas pela sociedade contemporânea.
     A aluna Patrícia Santana, da segunda série A da EE Oscar Antônio da Costa, redigiu um texto inédito, pois citou uma categoria pouco lembrada em nossa sociedade. Leia e clique logo abaixo se achou legal, engraçado ou interessante.
    
     "Atualmente, em nossa sociedade os anões sofrem muito preconceito; são excluídos da sociedade no Brasil. Sofrem para arrumar emprego, se locomover, fazer atividades, muitas vezes, dentro de sua própria residência. São discriminados por seu tamanho, por serem pequenos demais, sofrendo violências, xingamentos, entre outros problemas.
     Os anões traçam uma luta diária e constante para serem reconhecidos como pessoas normais na sociedade, para que sejam aceitos, buscando espaço no mercado de trabalho e igualdade social.
     Acredito que o que pode ser feito para superar essas diferenças são modificações como carros adaptados para eles, banheiros público destinados a anões, móveis e utensílios especiais, e, palestras, manifestações pra conscientizar as pessoas de que somos todos iguais, com mesmos direitos, apesar de nossas diferenças.
     As pessoas com nanismo devem ser tratadas como qualquer pessoa de tamanho normal. Devemos ser éticos [...] para aceitar as diferenças da sociedade e ajudar ..."
 
   (A atividade apresentada faz parte dos exercícios de produção de textos da página 18 do volume 3 da disciplina de Filosofia)

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...