domingo, 9 de março de 2014

Os pré-socráticos e suas teses sobre o mundo físico

 

Exposição sobre Heráclito pelos
alunos do 3B EE Orestes Ferreira de Toledo
fev/2014
     O primeiro seminário do ano letivo de 2014, na terceira série do Ensino médio, como em anos anteriores aborda o tema "Preconceito em relação à Filosofia" e tem como um dos objetivos desenvolver as competências de ler textos filosóficos, interpretar e analisar, bem como as habilidades de pesquisar, elaborar resumo e problematizar o assunto estudado, além de confeccionar um cartaz e apresentar oralmente para a classe o tema combinado. 
    
     Depois dos estudantes pesquisarem como surgiram as primeiras teses sobre a busca da origem do mundo, a partir de textos, exercícios, DVD sobre Filosofia Antiga, perceberam que, graças aos primeiros filósofos da Grécia, muita coisa mudou quanto ao rumo do saber.
 
     Contudo, os primeiros pensadores da História da Filosofia, também conhecidos como pré-socráticos, foram vítimas de preconceito, por causa do método, ou seja, do caminho novo que buscavam explicar as coisas do mundo.    
Cartaz sobre Parmênides, elaborado pelas
alunas do 3B EE. Orestes F. Toledo, fev/2014.
   
     Se antes, toda explicação vinha dos sacerdotes que dominavam o saber e utilizavam uma linguagem mítica, a partir de Tales de Mileto, considerado um dos sete sábios da Grécia Antiga, que viveu no século VII a. C., a desmitificação do universo começou com uma nova metodologia. A maneira nova para explicar o porquê do mundo ser do jeito que é, passou a usar uma linguagem racional; a explicação é a partir do real, daquilo que é observável.
 
 
      Segundo estudos feitos, a partir desse período da Filosofia grega, o mundo passou a ser investigado; tudo começou a ser questionado de modo mais sistematizado. Por isso, cada pensador elaborou sua teoria, após muitos anos de observação como por exemplo: a água é o arcké (o princípio) de tudo, para Tales; seus discípulos discordaram. Anaximandro afirmou ser o Ápeiron, o princípio e Anaxímenes disse ser o Ar; o fogo seria o elemento primordial, para Heráclito; Leucipo e Demócrito defendem o átomo; e assim, embora o preconceito do povo existisse, os demais filósofos chegaram num acordo, que tudo se movimenta.
 
Filósofo Leucipo explicado pelas alunas
3B da Unidade escolar Orestes, fev/2014

     O desafio dos grupos foi após explicação, expor uma problematização quanto as teses apresentadas, comparando com as teorias atuais das Ciências contemporâneas: a Física, a Química, a Biologia. Lembrando que naquela época não se havia nem óculos, quanto mais microscópico para estudar os detalhes de um determinado ser.



Alunos 3B em explanação sobre a teoria
do filósofo Empédocles. Fev./2014.

 
    Depois do seminário, o desafio dos jovens foi produzir, ainda, um texto dissertativo sobre "As diferentes perspectivas da Filosofia", buscando lembrar que outros filósofos, também, sofreram com o preconceito, mas, não se deixaram abalar pelas opiniões dos outros.
    Parabéns a todos os estudantes. Desejo muito sucesso, em todos os bimestres do ano letivo.

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...