domingo, 13 de julho de 2014

Filosofar e comer


Capa do folder do projeto "Comer é viver"
 confeccionadopelo grupo de alunas da 2a. C
da EE. Orestes Ferreira de Toledo; maio/2014.
    
     Filosofar é o ato humano de refletir sobre o porquê do nosso viver. Neste sentido, surgiu para a classe da  2a. série C do ensino médio, da EE. Orestes Ferreira de Toledo, um desafio no segundo bimestre: quais aspectos da vida escolar deveriam melhorar.
 
     Pensando sobre o assunto, um grupo de alunas pensou como incentivar uma melhora na alimentação dos alunos.
 
 
 
 
 
 
     Após pensarem, refletirem e trocarem ideias com as merendeiras da escola, esboçaram um folder que ajudará a comunidade escolar, como um todo, a ter consciência da questão e a buscar uma alimentação mais saudável.



Verso do folder "Comer é viver" criado pelo grupo de alunas
da 2a. série C da EE Orestes F. de Toledo. Maio/2014.
 
     Associando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Educação Física, Química e Biologia, o projeto "Comer é viver" surgiu na disciplina de Sociologia, que permitiu numas aulas, pensarem qual maneira é mais adequada para atingir o público alvo, ou seja, os alunos da escola.
 
    O papel da Filosofia foi fundamental, neste processo, pois permitiu ao grupo refletir, analisar, questionar as possibilidades, os recursos e, assim, confeccionar um folder (como vemos nas ilustrações) para depois distribuírem nas salas de aulas.
 
 
 
    A parceria com as funcionárias da merenda e o apoio da coordenação pedagógica foi muito importante para esse projeto, sendo, assim, uma ação possível de ser concretizada entre os alunos que assumiram o compromisso de acompanharem a situação apresentada.
 
     O convite feito à nutricionista da prefeitura de Palmeira d´Oeste, Janaína, foi fundamental para dar andamento da ideia de uma alimentação saudável, propondo um cardápio balanceado junto as merendeiras da escola, o que repercutiu na hora do recreio entre os alunos.
 
     Parabéns ao grupo que escreveu a frase no folder: "Vivendo consciente, para uma escola contente."
 
 
Grupo de alunas (Ludmila, Denice, Luara e Camila) do projeto
 "Comer é viver" da 2C da EE Orestes Ferreira de Toledo. Maio/2014.
 
   

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...