domingo, 27 de julho de 2014

OBSERVAÇÃO DOS ASTROS EM ALEXANDRIA

Capa do DVD Alexandria,
filme de Alejandro Amenabar
    Com os estudos sobre os discursos narrativo (ou mítico) e filosófico, na terceira série do ensino médio, e a visita ao Planetário Móbile, na EE. Orestes Ferreira de Toledo, em Palmeira d´Oeste, o próximo passo a ser revisto no currículo será o discurso científico.
 
     Para isso, nada melhor como ilustrar o conteúdo com um filme, para analisar que nem tudo que aprendemos sobre o  Conhecimento científico foi "às mil e uma maravilhas".
    
     O filme "Alexandria" (título original "Ágora"), de Alejandro Amenabar, demonstra como na História da Filosofia houve, não só muita especulação sobre os astros, mas também preconceito, dor e sofrimento para que o Conhecimento sobre o cosmos fosse compreendido e divulgado.
 
     A investigação filosófica não teve apenas homens como seus discípulos. A filósofa Hepátia (Hypatia), do período helênico, foi uma das colaboradoras para o desencadear de questões celestiais que iam além de seu tempo, mas que, infelizmente, foi interrompida com a destruição do centro de estudos avançados, onde havia a maior biblioteca, em Alexandria, devido os conflitos entre as religiões (Romana, Judaica e Cristã).
 
     Muitos registros se perderam na guerra religiosa. O pouco que se salvou foram resgatados pela filósofa Hepatia e alguns de seus discípulos. Mas, durante o período helênico, avançados estudos foram feitos das teorias de Euclides, Ptolomeu entre outros, prevalecendo, ainda, naquele tempo até a Idade Média, a visão geocêntrica do universo.
 
    O filme Alexandria (ou Ágora) é um convite a conhecer como o mundo científico estava prestes a nascer, embora as questões religiosas afastassem os filósofos das discussões referentes à natureza.

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...