domingo, 27 de julho de 2014

OBSERVANDO OS ASTROS NO PLANETÁRIO

     O ser humano sempre foi um ser curioso.  Povos da Antiguidade questionavam a origem da vida, do mundo, e, através de suas crenças, tentaram explicar, da maneira mais coerente possível, o que originou os mitos da criação nas diversas religiões.
 
     De onde vim? Para onde vou? São perguntas que, até hoje, acompanham os pensadores e cientistas em suas pesquisas.
Foto da Lua cheia, no céu da cidade de
São Francisco, em 12 de julho de 2014,
pela prof. Maria Terezinha Corrêa.
 
     Como sabemos a Filosofia surgiu com o objetivo de estudar a natureza. Desde os primeiros filósofos (conhecidos como pré-socráticos), na Grécia Antiga, por volta do século VII a. C., que os estudos sobre a origem do mundo começou a ser investigada de maneira mais sistemática até dar origem as Ciências modernas, por volta do século XVII d.C., como a Física, que se dividiu em várias outras áreas de pesquisa, por exemplo, a Astronomia (já começada por Anaximandro, VI a.C.)
 
     Com os avanços tecnológicos, a Astronomia tem dado uma grande contribuição para alguns mistérios até hoje intrigantes (e que ao longo da História Ocidental fez muito filósofo perder a vida, como Giordano Bruno e outros). Pode-se observar os astros por meio de grande telescópio e ser reproduzido no "Planetário".
 
Instrumento que projeta os astros celestiais
no interior do Projeto Móbile, em visita a
EE. Orestes Ferreira de Toledo, 20/07/2014.
   
Planetário? O que é isso? Conforme o dicionário Mini Aurélio é: "Instrumento de projeção para demonstrar a posição e o movimento dos corpos celestes. [Pode projetar o céu como seria visto em qualquer época e lugar do planeta.]" Continuando a explicação: "... sala onde se projetam essas imagens numa cúpula." (FERREIRA, 2006: 364). Esse instrumento demonstro na foto ao lado.
 
 
 
    
   
Visitantes entrando na "bolha" planetária
 do Projeto Móbile, observados  pelo
vice diretor, Mario Junior, 20/07/2014.
     Geralmente, o edifício de um planetário situa-se em cidades grandes, o que não facilita a vida de quem mora bem longe dos grandes centros. Mas, o Programa da Escola da Família da EE. Orestes Ferreira de Toledo, que tem como vice-diretor o professor Mário Junior, este ano, em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) via Diretoria de Ensino da região de Jales-SP, agendou para toda a comunidade escolar a visita ao planetário itinerante do Projeto Móbile.
 
 
 
 
     O Projeto Móbile é mantido por uma entidade particular que tem como objetivo conscientizar o ser humano diante do cosmos e, consequentemente, mostrar que o nosso planeta Terra é o único com condições de vida e com muita água. Contudo, devemos cuidar bem desse nosso habitat, a nossa casa terrena.
 
   
Cartão sobre o objetivo do Planetário Móbile
     Agradecemos aos instrutores do Projeto Móbile que viajam pela Brasil inteiro, proporcionando aos alunos, pais e comunidade em geral, apreciar e aprender sobre as maravilhas de nossa galáxia, para compreendermos, um pouco, nosso sistema solar. Viajar pelos planetas, pelas constelações foi uma experiência inesquecível, encantadora e muito esclarecedora. Que nossas feiras de ciências possam se inspirar nesses bons exemplos. Valeu!
 
Grupos de professores em visita ao
Planetário Móbile na EE Orestes Ferreira
de Toledo. Julho 2014.
          
          
Instrutores do Planetário Móbile na
EE Orestes Ferreira de Toledo,
Palmeira d´Oeste, 20/07/2014.

                                               
                                                            Visitantes do dia no Projeto Móbile no
                                                               Programa Escola da Família na EE.
                                                              Orestes F. de Toledo, 20/07/2014.
 
 

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...