segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Ser ético

    A produção do texto abaixo é da aluna Camila Bonfim Brighente, da segunda série C, da EE Orestes Ferreira da Costa referente a atividade da disciplina Filosofia, escrita por ocasião no fechamento do volume 1, Situação de aprendizagem 8, cujo tema foi sobre "Alienção moral". Após conceito e exercícios sobre ética, a reflexão pessoal foi escrita, como o exemplo a seguir.
 
     "Nós, seres humanos, precisamos da reflexão ética presente em nossas vidas. a partir dela é que formamos nossa individualidade perante a sociedade.
      A ética revela o que somos; ao praticá-la temos uma postura correta, solidária responsável para com os outros. Ficar praticando um erro [...] torna-se anti-ético, assim como diz Sartre que "a ética deve ser entendida como ação no mundo, sob o contingenciamento da história".
      Nesse sentido, ter ética é não prejudicar os outros; é saber ganhar e perder; é ter uma atitude que favoreça você e os outros.
     Portanto, devo ser ética, respeitar os outros, não ter preconceito, deduzindo aquilo que é certo ou errado, praticando sempre boas ações; ter responsabilidade e ser solidária."

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...