domingo, 7 de setembro de 2014

Política, República, Democracia

     O terceiro bimestre, como todos os anos, iniciou as atividades sobre Filosofia Política, cujos temas são sobre o papel do Estado, formas e sistemas de governo, os poderes, democracia, contrato social, leis, enfim, um tratado geral de como surgiu a ideia de cidadania, participação política, de Platão a Karl Marx.
 
     Para apreender tantos conceitos e aprofundar o assunto, a forma didática utilizada foi a apresentação em forma de seminário. Como de costume, a classe é dividia em grupos e cada um fica responsável de ler uma obra filosófica (que já consta na biblioteca da escola) sobre o tema e apresentar, resumidamente, o livro, relacionando com a atualidade.
    
     No início, tudo parecia complicado: vocabulário, fazer resumo, associar a teoria com a prática política brasileira, na conclusão e, ainda, referência bibliográfica... Mas, aos poucos tudo vai tornando-se um hábito de estudo.  Parabéns aos grupos que apresentaram, demonstrando, assim, as habilidades da leitura de texto filosófico, da oralidade, da escrita ao escrever seu entendimento sobre o assunto, testemunhado pela presença da diretora da escola e a professora mediadora.
 
Alunos da 1a. série A, da EE Orestes Ferreira de Toledo,
 representantes dos grupos que apresentaram o panorama da Filosofia
Política, em seminário do terceiro bimestre, prestigiados com a
 presença da diretora Helena e da Prof. mediadora, Aparecida
Ávila, agosto/ 2014.
 
Alunos da 1a.C, da EE Orestes Ferreira de Toledo, em apresentação
sobre Do Contrato Social, de Rousseau. Agosto 2014.
 
 
Grupo de alunas da 1a. C, da EE Orestes F. de Toledo apresentando
o livro A República, de Platão, em seminário, agosto 2014.
 

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...