terça-feira, 14 de outubro de 2014

Experiencia filosófica e Filosofia da Ciência

  

Entrada da sala de Filosofia e Sociologia
na Feira cultural e científica da EE Orestes
Ferreira de Toledo. Out/2014.

  A Feira cultural e científica, que se realizou na EE Orestes Ferreira de Toledo, no início deste mês de outubro, foi propícia para abordar temas de reflexões filosóficas estudadas durante os três primeiros bimestres do ano letivo de 2014.




Alunos, visitantes, pais, assinando o livro
de presença ao entrar na sala de Filosofia e
Sociologia, da Feira cultural e científica.
 

 
     Como a Filosofia foi a primeira a se preocupar em estudar a natureza, a sala de Filosofia na Feira cultural e científica não poderia esquecer dos precursores das Ciências. Graças ao filósofos pré-socráticos, a começar por Tales de Mileto, na Grécia Antiga, conforme diz a tradição, a Ciência moderna pode aprofundar melhor os estudos clássicos desses gregos que criaram a matemática, a música, a astronomia, os pressupostos da química e da biologia.
 

Diretora Helena e Prof. Terezinha da
EE Orestes Ferreira de Toledo frente
aos trabalhos de Filosofia do Ensino
 Médio. Outubro/ 2014.
  
  Durante as aulas sobre Filosofia da Ciência, estudadas tanto na primeira série do ensino médio quanto na revisão feita na terceira série, aprendemos que o método científico é o indutivo, pois aborda o objeto de estudo de modo particular até chegar a conclusões gerais. Alguns filósofos como Bacon, Hume, Kant e outros despertaram para a necessidade de se ter um método específico para averiguar melhor o ato de conhecer.




     Daí, os experimentos nas diversas áreas têm um modo específico de ser observado, pesquisado, até sair o relatório final. Por isso, a investigação sociológica sobre as questões sociais como bullying, questões de gêneros, racismo, drogas, as profissões foram visualizadas pelos visitantes em forma de vídeos e maquetes, envolvendo a todos que ali compareceram.

Alunos da EM Disney assistindo a um
dos vídeos elaborados pelos alunos do
Ensino Médio sobre questões sociais.
Outubro/2014


Alunos do 3C Ensino Médio com
maquete representando os instrumentos
de Química utilizados na sociedade.
Outubro/2014.
 
       Quanto a experiência filosófica, todos os quinhentos e setenta e cinco visitantes utilizaram o método de usar a razão, sendo citada a frase "Penso, logo existo", de Rene Descartes. Todos demonstraram que é possível o que o filósofo Gramsci também afirmou: "Todos os homens são 'filósofos'". Ao explicar que filosofar é questionar, perguntar e o nosso laboratório está em nossa mente, ao receberem um balão e um lápis com o brinde "Corujinha" puderam fazer suas perguntas para serem colocadas no mural filosófico, pelas pensadoras em movimento.
     
Crianças escrevendo uma pergunta sobre
algum assunto, como exercício do filosofar.
Outubro/2014.
Visitante com seu filho ao colo escrevendo uma pergunta para o mural filosófico entre as Revistas de Filosofia. Out/2014.
 
 
Uma das alunas do E. M pregando as
perguntas feitas, após exercício do filosofar
na sala de Filosofia. Out/2014.
Professora Cândida e esposo em visita
a sala de Filosofia na Feira cultural e
científica. Out/2014.



                     

 
 
     A Filosofia da Ciência exposta em forma de revistas "Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver" com várias áreas científicas trouxeram muitas informações editadas pelos alunos da terceira série do ensino médio. Futuramente, pertencerão a Sala de Leitura da Unidade Escolar como acontece com as demais dos outros anos.
     A Filosofia da religião também esteve em exposição, além das virtudes e cartazes como campanha contra o machismo, a desigualdade social e racial, enfim, as questões contemporâneas que buscamos solucionar.
    No mais, agradecemos a todos que participaram e prestigiaram os trabalhos tanto de Filosofia quanto os de Sociologia, que demonstraram como trabalhar com os conteúdos e as tecnologias presentes no mundo atual. Obrigada a todos. Até a próxima.
 
Prof. Leandro, PCOPs Virginea, Leandro,
Sandra e Paula da Diretoria de Jales-SP
visitando a sala de Filosofia e Sociologia
na Feira cultural e científica da EE Orestes
Ferreira de Toledo. Outubro/2014
 
 
 

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...