sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Em qual dos dois?

     O texto a seguir é um dos exercícios em que o aluno busca produzir texto dissertativo sobre o assunto estudado, no caso o papel do Presidencialismo e do Parlamentarismo.
     A aluna Daniela Paba Vieira, da terceira série do ensino médio, da EE. Orestes Ferreira de Toledo, escreveu seu parecer sobre a questão de modo simples sobre o que entendeu.

     "Existem dois sistemas de governo, o Parlamentarismo que pode ocorrer numa monarquia ou república, e, o Presidencialismo que ocorre apenas na república.
     No Parlamentarismo tem o chefe de Estado que pode ser o rei ou presidente, porém eles não participam das decisões políticas. Existe também no Parlamentarismo o chefe de governo. Ele é chamado de primeiro ministro e é a figura mais importante. Nesse sistema há uma eleição parlamentar, onde os votos do parlamento elege ou tira o primeiro ministro. Os parlamentares, no caso, é o povo quem escolhe.
     No Presidencialismo existe três poderes que são: executivo, legislativo e judiciário. O chefe de Estado no Presidencialismo é o presidente. Ele exerce a chefia do poder executivo. Esse presidente quem escolhe é o povo por meio do voto popular. Ele é eleito por um prazo fixo, podendo reeleger duas vezes apenas.
     Diante de tudo isso, em meu ponto de vista, o Presidencialismo é melhor, porém se for "usado" de uma maneira correta, pois o povo tem poder, porém não sabe usá-lo."
 
    O texto acima foi um exercício da proposta na página 24 do volume 2 deste segundo semestre, antes das eleições. Embora o texto resuma o entendimento sobre o assunto proposto, faltou citar alguns autores que pudessem fundamentar melhor os tipos de sistemas de governos propostos e, argumentar um pouco mais a conclusão. No entanto, valeu o desempenho.

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...