quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Filósofos vivos e o ensino do filosofar

Painel do XVI ANPOF em Campos
do Jordão. Outubro 2014.
      Hoje, sendo a terceira quinta-feira do mês de novembro, como todo ano, é o Dia Mundial da Filosofia. Este ano tem como tema de reflexão "A Filosofia e a educação na vida humana". Por isso, escrevo sobre os filósofos vivos e a reflexão sobre o ensino do filosofar.
    
      Geralmente, os filósofos trabalham dentro de quatro paredes e pouco são vistos pela população. Alguns, aparecem ou escrevem na mídia, mas nem sempre são reconhecidos como filósofos. Por isso, aproveito o dia de hoje, para apresentar, neste espaço, o XVI ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE FILOSOFIA - ANPOF - que ocorreu em Campos do Jordão, nos dias 27 a 31 de outubro deste ano.

                                                          

Filósofos no salão de Convenções em
Campos do Jordão, Outubro 2014.
  

   O XVI ANPOF recebeu mais de dois mil profissionais de Filosofia do Brasil inteiro, de todas as regiões, que se subdividiram nos vários hotéis da cidade de Campos do Jordão-SP. A maioria apresentou comunicações em vários grupos de trabalhos (GTs), bem como mesas redondas para discussão de problemas pertinentes a contemporaneidade.
 
     Concomitante ao encontro dos professores doutores, mestres e estudantes de Filosofia das diversas universidades do país, houve, também, o II Encontro Nacional da ANPOF Ensino Médio, com o objetivo de refletir o Ensino da Filosofia no ensino médio e trocar experiências pedagógicas sobre o fazer pedagógico na disciplina de Filosofia nas escolas brasileiras.
 
Painel do II ANPOF Ensino Médio e
coordenadores Prof. Dr. Marcelo Guimaraés
 (UNIRIO), Prof. Dr. Felipe Ceppas (UFRJ) ao
lado da Professora de Filosofia, Maria Terezinha
Corrêa. Outubro 2014.
     A programação da XVI ANPOF foi intensa e por isso, os trabalhos começavam cedo, às 7:30 e continuava até às 22 horas, parando, para pequenos intervalos e refeição por conta própria. 

Filósofos assistindo mesa redonda com
Marcos Nobre na XVI ANPOF 2014.
             
Grupo de Trabalhos sobre Filosofar.
XVI ANPOF 2014. 












     Os minicursos eram sempre os primeiros da manhã, com duração de uma hora e meia.
Com o Prof.  Silvio Gallo (UNICAMP) e o Prof. Dr. Américo Grisotto (UEM) foi possível dialogar e aprofundar a importância sobre "Pensamento como experiência filosófica" tendo como fundamento filósofos contemporâneos Deleuze e Guattari, Nietzsche, entre outros que buscam rever nossa postura diante do exercício do filosofar.

 
Slide apresentado no minicurso sobre
"Pensamento como experiência filosófica"
coordenado pelo filósofo Prof. Dr.
Silvio Gallo no IIANPOF EM, 2014.


 
Filósofos Prof. Dr. Américo Grisotto (UEM) e
Prof. Dr. Silvio Gallo (UNICAMP) no minicurso
do II ANPOF EM, Campos do Jordão, 2014.















     Além dos minicursos, GTs e mesas redondas os participantes puderam comprar livros, cds e dvds sobre Filosofia e áreas afins de várias editoras com desconto de 50%.

     No meio da semana, um dos eventos culturais foi o lançamento e/ou relançamentos de livros de alguns autores que puderam dar autógrafos, enquanto acontecia o coquetel.

 
Profa. Terezinha em relançamento do
livro Princesa do Madeira que cita
Walter Benjamin, entre cientistas sociais
na XVI ANPOF em Campos do Jordão, 2014.
               
Filósofa Profa. Dra. Jeanne-Marie Gagnebrin
 no lançamento sobre "...Ensaios de W. Benjamin"
na XVI ANPOF ao lado da Profa. Terezinha. Out/2014













Filósofo Prof. Dr. Celso Favaretto (USP)
prestigiando lançamento de livros na
XVI ANPOF, outubro 2014.


Coquetel do lançamento de livros
na XVI ANPOF em Campos do Jordão/SP.
Outubro 2014.


           










     Durante o XVI ANPOF foi possível reencontrar vários "filósofos vivos", vivíssimos, isto é, professores de Filosofia, trocar endereços eletrônicos, ideias, fazer alguns passeios e saber que temos um ex-aluno da EE. Itael de Castro, de Santa Fé do Sul, da Diretoria de Jales, atualmente fazendo mestrado em Filosofia na UNESP  de Marília, Tiago Brentam. Ouvir do professor do Distrito Federal, Antônio Kubitschek porque a cantora Valeska Popozuda foi parar numa prova de Filosofia, saber dos projetos do PIBID do governo federal que estão funcionando nas escolas do país, bem como apreciar as belezas da "Suíça brasileira" em Campos do Jordão.
 
Prof. Antônio Kubitschek, do DF,
explicando como uma avaliação de Filosofia
foi tema da mídia nacional.
XVI ANPOF Outubro 2014
Filósofa Prof. Dra. Renata Lima Aspis UFMG
na XVI ANPOF em Campos do Jordão. Out 2014.
          
 
Apresentação cultural na XVI ANPOF


Filósofo Luiz F. Pondé na XVI ANPOF
Campos do Jordão/SP Outubro 2014.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

    O II Encontro Nacional da ANPOF Ensino Médio terminou com um simpósio entre professores de Filosofia e os filósofos das Universidades públicas do Brasil para definir um possível Mestrado Profissional em Filosofia a partir de 2015, tendo como instituição sede a Universidade Federal do Paraná em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Federal de Pernambuco.
 
    O Mestrado Profissional em Filosofia terá como objetivo  atender a demanda e a necessidade de preparar o profissional para atuar no ensino de educação básica, considerando que a maioria das escolas brasileiras, ainda, tem uma certa defasagem desse profissional, subjugando outras áreas a ocupar o espaço, o que tem causado um certo desconforto no exercício na experiência do pensamento.

Bancada do Simpósio do II ANPOF EM
em Campos do Jordão/SP, Out 2014.

Professores de Filosofia em Simpósio
no II ANPOF EM Campos do Jordão/SP.
Outubro 2014













     Que o Dia Mundial da Filosofia estimule o mundo pensar na melhoria da educação humana a começar pela educação básica em nossas escolas brasileiras, promovendo no mundo uma reflexão entre os relacionamentos étnicos, políticos, culturais, religiosos para alcançarmos a paz tão desejada pela humanidade.
     

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...