sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O ENEM e suas habilidades

     Pois é, dia oito e nove de novembro é dia do maior exame nacional do nosso país. Consta que este ano de 2014 são nove milhões inscritos. Sabe-se que muitos farão como "treineiros", outros vão com "a cara e a coragem" mesmo sem ter estudado muito. Porém, todos buscam uma forma de testar seus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos escolares.
 
     Como a Filosofia é a disciplina que busca educar o olhar para o geral, de modo interdisciplinar, proporcionando uma visão ampla de uma determinada situação, o que não se pode esquecer nos dias de provas são as competências e as habilidades que foram desenvolvidas durante as aulas. São elas que irão demonstrar a capacidade que o indivíduo adquiriu ao longo de sua vida estudantil e permitir prosseguir no ensino superior.
 
Desenho da aluna Bruna, 3C do EM
da EE Orestes Ferreira de Toledo
ao relacionar Filosofia e Ciência, 2012.
    Então, vamos relembrando as competências necessárias para a redação e leitura dos textos? São cinco, a saber:
 
    1) Dominar as linguagens, a forma culta da língua portuguesa (nada de palavras abreviadas ou gírias), da matemática (números romanos, gráficos, tabelas etc), artística e científica.
    
     2) Compreender fenômenos, significa construir e aplicar os conceitos das várias áreas estudadas nas diversas disciplinas tanto das naturais quanto das histórico-geográficos e relacionar com o que se pede, pode ser numa manifestação artística ou numa produção tecnológica.
 
    3) Entender situações-problema. Ao ler a questão fique atento ao que se pede - selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações do cotidiano ou de uma determinada época. Por isso, os detalhes do enunciado ou da imagem, da legenda ou nota de roda pé são importantes serem observados.
 
   4) Construir argumentações é relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. Para isso, relembre o que já foi dito a respeito do assunto, fundamentando com um ou mais autores e/ou leis para depois posicionar-se sobre a questão.
 
    5) Elaborar propostas é a novidade que pode ser sua "marca registrada" ao sugerir algo inédito ou concluir problematizando o tema proposto na prova.
 
    Além da redação ou produção de texto, as habilidades estarão presentes nas várias questões de múltipla escolhas, como utilizar variáveis gráficos, dados estatísticos, formas geométricas, indicadores sociais, variantes linguísticas, escalas de tempo, contextualização dos processos histórico-geográfico, diversidade cultural e biodiversidade...
 
    Importante NÃO ESQUECER TÍTULO na produção de texto, independente do gênero (dissertativo, narrativo ou artístico). O título propõe a ideia central do seu texto.
 
     Calma, concentração e disciplina ao fazer o exame.
     Desejo a todos sucesso!

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