quarta-feira, 1 de abril de 2015

ÁGUA E OS ELEMENTOS PRIMORDIAIS DA NATUREZA

     Dois meses de estudo do ano letivo de 2015 já se foram e, nada como compartilhar algumas reflexões feitas entre os alunos da terceira série do ensino médio da EE Orestes Ferreira de Toledo e da EE Antônio Marin Cruz sobre os pré-socráticos.
 
Alunos da 3A EE Orestes Ferreira de Toledo com cartazes e
maquetes referentes as ideias dos pré-socráticos. Março 2015.
 
    Apesar  dos primeiros filósofos terem sofrido preconceito por causa do novo jeito de observar e explicar tudo em relação a natureza, como aconteceu com Tales de Mileto e outros, os jovens tiveram um desafio ao pesquisarem o contexto, a escola e, principalmente, a ideia principal de cada filósofo naturalista: demonstrar  o "Arché", em forma de maquete.
 
     Como na Grécia Antiga não havia nenhum tipo de instrumento tecnológico, contemplar os astros, os movimentos da natureza, passou a ser o começo da metodologia de investigação, que iria acompanhar até o período contemporâneo, ou seja, até os dias de hoje.
 
A maquete da tese de Anaximandro apresentada pelas alunas
da 3A da Orestes Ferreira de Toledo. Março 2015.
     O primeiro filósofo da escola jônica, Tales de Mileto, defendeu a água como a base (arché) da vida, pois tudo no mundo, deriva dela. Na hora da apresentação o grupo lembrou de tudo que contém umidade. Em seguida, o segundo filósofo, Anaximandro, foi apresentado como o precursor da Astronomia, dizendo que todo o Cosmos tem um "Ápeiron", ou seja, uma substância infinita, rebatendo, assim, a tese de Tales.
 
 
 
 
 
     O grupo que apresentou a ideia principal de Anaxímenes afirmou que o ar seria a essência de todo o universo. Sua teoria foi demonstrada colocando um copo totalmente emborcado dentro de uma vasilha cheia d´água, provando que a água não penetrava no copo porque este estava cheio de ar, como tudo ao nosso redor, inclusive nosso corpo.
 
A Terra como centro do universo e, o fogo como elemento
primordial do mundo. Março 2015.
 
     O filósofo Heráclito ira rebater mais à frente a tese de seus mestres, afirmando que o movimento, o "devir" é o arché principal, daí deriva o fogo, que aquece e gera vida.
     Sua famosa frase que resume seu pensamento foi "Ninguém entra no mesmo rio duas vezes", pois "tudo flui, tudo se transforma."
 
 
 
 
 
 
 
 
     O grupo que apresentou a teoria de Leucipo, mestre de Demócrito, foi muito criativo. As alunas conseguiram apresentar o arché do Universo, "átomos", de uma forma simples e visível, enfatizando na conclusão que os átomos são possíveis de serem divididos várias vezes, como o nano.
 
A tese de Leucipo, os átomos, demonstrada
de um modo criativo. Março 2015.
    Um dos últimos filósofos pré-socráticos, Empédocles, afirmou que a essência da vida não tem apenas um elemento, mas sim, quatro: a água, o ar, o fogo e a terra. Estes são o alicerce de toda a vida do Cosmos. A maquete demonstrou a escola pluralista como fechamento do seminário sobre os primeiros filósofos, que contribuíram e muito com tudo que hoje a Ciência tenta investigar.

Alunos da 3A da EE Orestes Ferreira de Toledo com maquete
sobre a teoria dos quatro elementos da natureza. Março 2015.

     Assim, após apresentações das investigações feitas pelos primeiros filósofos, conhecidos como pré-socráticos, o preconceito em relação à Filosofia caiu dando lugar à experiência do conceito que foi elaborado por um e outros pensadores.
     Parabéns a todos os alunos que venceram o desafio "filopedagógico" por proposto.

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...