segunda-feira, 18 de maio de 2015

Corpo e sociedade andam de mãos dadas

   

 Janaína Zeoli, aluna da terceira série B, a EE. Orestes Ferreira de Toledo, situada em Palmeira d`Oeste-SP, de modo bem simples, ao terminar a situação de aprendizagem 3, do Caderno do aluno, na disciplina de Filosofia, produziu o esboço do seu artigo de opinião sobre "Corpo e sociedade andam de mãos dadas.
 
     O primeiro bimestre foi de muita leitura de textos filosóficos e não-filosóficos, assim, dar conta das correções foi pedido um mínimo de linhas  (quinze) para "aquecer" o assunto. A seleção foi feita à medida que um estilo novo de escrever aparecesse, embora, ainda a maioria dos alunos esquecem de fundamentar citando os pensadores estudados, vamos treinando... o ENEM vem aí.

     "A sociedade atual esquece dos limites do corpo, pois pensa em absorver todos os aspectos do ser humano, tanto intelectual quanto físico, características impostos pelo capitalismo.
      Essa vivência na humanidade é dividida em outros corpos de organização social como: militar e educacional, por exemplo.
     Todas essas utilizações referentes a natureza corporal são possibilidades impostas pela sociedade, fazendo com que nos sintamos entrelaçados e misturados em "um único todo com ele", como diz René Descartes.
     Portanto, o corpo é a chave que move o mundo [a] nossa volta, unindo uns aos outros, tendo como consequências as manifestações e revoluções."
 


Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...