segunda-feira, 18 de maio de 2015

Corpos dependentes

     Compartilhando o texto de Eduardo de Souza Cruz, da terceira série A, da EE Antônio Marin Cruz, em Marinópolis-SP, "Corpos dependentes" produzido em forma dissertativa, após o desafio de apresentar uma reflexão referente a questão do ser humano enquanto corpo social, conforme exercício da situação de aprendizagem 3, do Caderno do aluno, na disciplina de Filosofia, leiamos com atenção:

     "Viver em sociedade implica determinado comportamento, [tendo em] vista um desenvolvimento progressivo da nação. O pensamento altruísta [...] é importante para o relacionamento entre os indivíduos.  Estamos a todo momento sendo impostos[por] limitações.
     Dentro de uma sociedade cada um caminha de uma forma diferente. Cada cidadão tem sua aptidão própria, tendo êxito em alguns quisitos e em outros, por sua vez, limitações.
    Cada cidadão colabora com sua aptidão... por exemplo, o corpo de bombeiro nos ajuda em situações de perigo, sanando a dificuldade de uma pessoa.
    Não temos ampla liberdade em uma sociedade, sendo submissos à uma Constituição que [prescreve] leis. Dessa forma, meu corpo está [im]posto em outros corpos de cidadãos, de alunos... necessitando de ajuda mútua."

 

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...