quinta-feira, 28 de maio de 2015

Questão de gênero: uma batalha de anos

     Ainda no mês de maio, o texto dissertativo produzido pela estudante Janaina Zeoli, da EE. Orestes Ferreira de Toledo, da terceira série do ensino médio, reflete sobre a construção da igualdade de gênero, que de um modo mais completo, busca registrar os aspectos histórico-social-político.

     "A superioridade masculina sobre o gênero feminino é evidente em nossa sociedade. Todas as notícias retratadas em meios de comunicação, relacionadas a esse assunto, são consequências graves dessa ideologia.
     Esse pensamento machista vem de tempos remotos. Quando Olympe de Gouges, começou um movimento feminista no século XVIII, com o objetivo de reivindicar os Direitos da mulher e da cidadã, conquista o que ocorreu no século XX, contra o ideal de masculinidade.
     No Brasil, a Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, foi mais uma batalha vencida, pois impõe regras que garantem a igualdade de gênero, desprendendo a sociedade de um regime patriarcal.
     Em suma, os direitos da mulher foram adquiridos com muito esforço e muita luta, apesar de serem ainda violados, são uma conquista benéfica a todos os indivíduos da sociedade, que devem ser avaliados por sua capacidade, e não por sua força física."

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...