domingo, 7 de junho de 2015

Filosofia e arte-cinema

 
  
Alunos do 3B da EE Orestes Ferreira de Toledo em frente
ao ônibus escolar rumo ao cinema em Jales/SP, Abril 2015.

 
 
     Ir ao cinema é uma realidade muito distante para os alunos da cidade de Palmeira d´Oeste, porque não há cinema no município. Todavia, o Projeto Cinema da área dos Códigos de Linguagens e Tecnologia, articulado pelas professoras de português da EE Orestes Ferreira de Toledo, Elizabete e Isabel Cristina, alegrou os alunos do ensino médio dessa possibilidade.
 
 
  
Alunos do 2C e 3B, agente de organização Robson, motorista do
ônibus sob orientação da Coordenadora Rosila. Abril 2015.

     Das paredes da sala de aula para as paredes de um cinema real é uma experiência em que o aprendizado torna-se possível não só com o audiovisual do filme, mas também com o debate, a reflexão tanto no discurso falado quanto escrito em forma de relatório, por exemplo.
 
     Os tipos de discursos estudados tanto em Códigos de linguagem quanto no reforço do plano de ensino de Filosofia tem sido uma das competências mais trabalhadas nos conteúdos do ensino médio. Por isso, as habilidades apresentadas são, geralmente, na forma escrita, demonstradas nas análises e/ou artigos de opinião, textos dissertativos.
 
     A convivência, o comportamento, a confiança e colaboração de todos enriqueceram os momentos do ensino e aprendizado de todos que voltaram para a escola mais esclarecidos. Cabe a disciplina Filosofia articular as ideias presentes nas diversas linguagens e os jovens tenham condições e capacidades para escrever com argumentos consistentes.
    
     Que tenhamos mais momentos entre Filosofia, Ciências e Artes para que o processo de ensino e aprendizagem seja realmente interdisciplinar.
 

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...