domingo, 13 de setembro de 2015

Expandido conhecimento científico na Unesp de Ilha Solteira

      O terceiro bimestre começou bem para os alunos da terceira série do ensino médio da escola pública estadual Orestes Ferreira de Toledo, pois proporcionou unir o tema do currículo sobre os discursos de Filosofia e de Ciência, do Caderno do aluno, volume 2, com uma visita à uma das Universidades públicas do estado de São Paulo.

Grupo de alunos e monitores da Unesp
em Ilha Solteira. Agosto 2015

      Em agosto, várias escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Jales esteve visitando o Campus da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), em Ilha Solteira, onde se concentram os cursos de Engenharias Física, Matemática e Biologia.



Chegada dos alunos da EE Orestes Ferreira
de Toledo na Unesp em Ilha Solteira-SP
Agosto 2015.

A ex-aluna Luana e monitores da Unesp com
os alunos da 3a. série do EM da EE Orestes
Ferreira de Toledo, em Ilha Solteira. Ago 2015.
      A visita à Universidade Estadual de São Paulo começou pelo campus da Engenharia Elétrica.
     O Prof. Sérgio deu uma aula de história da Unesp em poucas palavras, apresentando as várias unidades e cursos espalhados pelo estado de São Paulo.
   
Alunos visitantes após palestra do Prof. Dr.
Sérgio que deu as orientações sobre a Unesp
Agosto 2015.

Adicionar legenda











     Enquanto em sala de aula os jovens têm contato com as teorias, noções históricas de como começou a Ciência e qual o método utilizado, nos departamentos de Engenharia elétrica, civil, mecânica, de Biologia, puderam observar, enquanto ouviam as explicações dadas pelos acadêmicos dos cursos específicos, os motores, radares, laboratórios em experimentação, bem como interagir com o espaço


Acadêmico explicando funcionamento
de ônibus elétrico. Unesp Agosto/2015
Observação de uma placa do Sistema
Solar. Unesp, agosto/ 2015.


Grupo de alunos observando laboratório de formigas "Cabeça de limão". Unesp Agosto/2015.
Alunos no departamento de Engenharia civil
Unesp, Ilha Solteira. Agosto 2015.
Apresentação de Engenharia mecânica
Unesp, Ilha Solteira. Agosto 2015
 


Departamento de Biologia, Unesp.
Agosto 2015.

 









Laboratório de Biologia; amostras
da evolução das espécies.
     Cada Campus da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) tem sua especificidade que pesquisa uma área determinada, buscando renovar mecanismos já existentes e inventar novas formas de atender as necessidades da sociedade.  Por isso, a visita em Ilha Solteira, SP, foi intensiva.
     Cada experimento, observação, contato com os universitários foi importante para refletir qual a melhor área do Conhecimento se identifica. Também, proporcionou valorizar o trabalho da área de exatas que é tão importante para a construção de máquinas, funcionamento de veículos e instrumentos que utilizamos em nosso cotidiano.
 
Laboratório de Biologia, Unesp
Agosto de 2015

              
Alunos observando uma Sucuri
e jacaré empalhados. Ago 2015.








Grupo de alunos descendo a rampa da Unesp Ilha Solteira, SP. Ago 2015.
 
   
     Desde os pré-socráticos até os dias de hoje, o estudo sobre a Natureza tem sido cada vez mais reconhecido. A Ciência, por causa dos benefícios e previsões feitas, tem dado muitas contribuições à sociedade. Ela é necessária para o desenvolvimento econômico da nação. Por isso, nossos jovens precisam se aperfeiçoar para mais tarde serem profissionais conscientes e realizados.

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...