domingo, 29 de novembro de 2015

Cinquentenário e Projeto Minha escola, nossa gente

     Novembro, mês de muitas celebrações e desafios reflexivos para a Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver.
     Depois do ENEM, em que vários estudantes estão na expectativa do resultado, o desafio deste mês foi, principalmente para os alunos da terceira série do Ensino Médio, as avaliações do SARESP. Por isso, encerrar os conteúdos previstos para preparar melhor o desempenho no exame oficial do estado de São Paulo fez parte do calendário deste mês.
     Dentre os assuntos abordados, o tema "felicidade" foi o centro das reflexões. A busca pelo bem estar individual e pelo bem comum geram o prazer de todos, ter uma vida digna.
     Neste sentido, o Dia Mundial da Filosofia (19/11) e o Dia Nacional da Consciência Negra ou dia do Zumbi (20/11), também foram motivos de comemorações com pesquisas, campanhas de transformação social e palestras de conscientização de combate a preconceitos, bullying, violência verbal.
     Além disso, a comemoração dos cinquenta anos da EE. Orestes Ferreira de Toledo teve uma cerimônia para o lançamento de um pequeno livro que registrou alguns aspectos deste patrimônio, como: o histórico, o político, o geográfico, o social, o econômico, o pedagógico e o cultural.
Alunos colaboradores e Prof. Terezinha
simbolicamente autografando o livro
 Cinquenta anos Orestes Ferreira de Toledo
Novembro 2015

Sra. Silvia M. M. Dottore, ex-diretora
 (1979-1989), recebendo o pequeno
livro Cinquenta anos EE. Orestes
Ferreira de Toledo. Nov/2015.
Atual diretor Arnaldo Baldívia e vice,
Edivaldo Manttuy. Nov/2015.
 Para resgatar a memória da EE Orestes Ferreira de Toledo  foi necessário pesquisar em atas e documentos da escola, guardados em arquivo morto, fazer entrevistas com ex-diretores, como a Sra. Silvia M. M. Dottore, e, atual diretor, Arnaldo Baldívia e vice-diretor, Edivaldo Manttuy, além de funcionários e professores da escola.

Primeiro presidente do Grêmio
Estudantil, Sr. Salvador L. Zanelati,
 em cerimônia do cinquentenário da
EE. Orestes F. de Toledo. Nov/2015.
    
   O primeiro presidente do Grêmio Estudantil, Sr. Salvador Luiz Zanelati, representou os ex-alunos da Unidade escolar, participando da cerimônia, de modo saudoso, com um depoimento sobre seus tempos escolares.

     Alguns professores e funcionários, que também foram ex-alunos, deram seus depoimentos e saudaram-se uns aos outros, registrando, assim, a memória de tão importante patrimônio público que tem feito história na região, no estado, no país e, até, no exterior, pois alguns aluno(a)s que terminaram o ensino médio e passaram para universidades públicas ganharam bolsa de estudos para outros países, valorizando e exercitando a consciência cidadã.
Ex-alunos e atuais professores da
EE Orestes F. Toledo. Jun/2015.
Alunos, ex-alunos, ex-diretora, coordenador e professores
no lançamento do livro Cinquenta anos da EE Orestes F.
de Toledo, no projeto Minha escola, nossa gente. Nov/2015.

               A todos os ex-alunos, alunos, funcionários, professores e gestores, parabéns!

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...