domingo, 8 de novembro de 2015

Projetos: Educando para a cidadania

Grupo de alunos 1ªB com cartaz
confeccionado para alertar sobre comportamento
na cantina. Setembro 2015.

 
     O terceiro bimestre de 2015 foi um dos meses que todos os alunos do ensino médio da EE Orestes Ferreira de Toledo despertaram para a consciência crítica,  valorizando mais o patrimônio público, fazendo campanhas educativas, tendo palestras e, assim, aprendendo a exercer a cidadania.
   
      Postura como respeitar a fila, na hora do recreio, tanto para pegar merenda, quanto para comprar na cantina, foi tema de cartazes para conscientização da "galera".
     Uma das palestras ministradas pelos estudantes foi sobre o problema dos apelidos na escola. O grupo de alunos da primeira série B do ensino médio, criou cartazes com as palavras "Obrigado", "Por favor", "De nada", "Por favor" e proibido usar os termos "Idiota", "Burra" etc e depois, combinada com a professora Terezinha e os professores das salas do ensino fundamental, foram falar, fazendo uma campanha que os apelidos não são legais, pois geram comportamento desagradável entre os estudantes.




Alunos da 1ª série B Ensino Médio da
EE. Orestes Ferreira de Toledo em grupos. 2015.
 


Exemplo de cartaz de conscientização
de como usar o banheiro público.
     O banheiro da escola é um dos lugares que mais precisa de atenção, pois como é um lugar que preza pela privacidade, alguns menores aproveitam o espaço para brincar fora de hora, causando transtornos aos colegas e ao patrimônio público. Por isso, uma campanha, também foi começada, neste sentido, para preservar o ambiente de higiene, tanto masculino quanto feminino.
 
     Cartazes foram expostos, pequenas palestras com os alunos foram feitas como tentativas de buscar uma mudança de hábitos entre todos os alunos. Assim, na busca de preservar o patrimônio EE. Orestes Ferreira de Toledo, que há cinquenta anos presta serviço à comunidade, bem como a toda sociedade, pois nela o exercício da cidadania deve ser levado a sério.
 
   Parabéns aos grupos que acreditam que podemos transformar a realidade, torná-la melhor para a convivência social ser mais agradável.



Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...