segunda-feira, 27 de julho de 2015

Festa e confraternização

Alunos vestidos de caipiras na
EE. Orestes F. de Toledo, junho 2015.

 
   Fim de junho, fim do primeiro semestre, ao término de tantas avaliações chega o momento de confraternização.





Professora Lia e alunos-sobrinhos
Festa junina 2015.
   

 O grêmio estudantil da EE. Orestes Ferreira de Toledo promoveu junto a equipe gestora, professores, funcionários e as turmas uma quadrilha para alegria da garotada.







    Ao som de músicas típicas para a ocasião, a grande roda, o baile, o caracol, o bailado, o túnel, o "rastapé" e tudo que promove a animação tem sempre a frente da quadrilha junina os noivos.


Alunos e professores fazendo a "cesta"
durante quadrilha. Junho 2015.
Casal caipira 2C. Junho 2015

                             



           
Prof. Edivaldo e Profa. Marilze em
festa junina, 2015.
Noivos caipira, 2B, festa junina 2015.
 
     Depois da brincadeira, como em outros anos, todos esperam recarregar as energias com uma merenda típica de festa junina, com muita pipoca, paçoca, achocolatado, bolo de fubá, biscoito ou bolacha, além do pão com carne...
 
     A todos os parabéns pela participação e bom comportamento, mantendo a cultura em ritmo de alegria.
 
     Que todos guardem boas lembranças deste momento de descontração durante o processo de ensino e aprendizagem.

Merenda junina 2015


Alunos merendando após dança da
quadrilha. Junho 2015.
Grupo de alunos e professores da tarde
da EE Orestes F. de Toledo, após
festa junina, Junho 2015.


Alunos do ensino médio da manhã participantes
do evento junino na EE Orestes Ferreira
de Toledo. Junho 2015
 

quarta-feira, 1 de julho de 2015

     "Atitudes antissociais, tipos de violências" foi o tema da palestra apresentada pela Excelentíssima Juíza Dra. Luciana Conti Puia Todorov e os Ilustríssimos advogados, Dr. Paulo Cezar Vilches de Almeida - Diretor da OAB - e a bacharel em direito, Rosinéia C. V. de Almeida, da Comarca de Palmeira d`Oeste, junto aos alunos de segunda e terceira séries, da EE. Orestes Ferreira de Toledo a convite da professora titular de Filosofia Maria Terezinha Corrêa.



No centro, Juíza Dra. Luciana Todorov, Diretor Paulo Sanches e a bacharel Rosinéia. Abr/2015. 

Juíza Luciana Todorov em palestra com
  alunos da EE Orestes F. de Toledo. Abril 2015.              












     Exemplos, experiências de vida, casos jurídicos, depoimentos... foram tratados de modo bem informal com os estudantes da manhã, que ouviram de modo exemplar a Juíza Dra. Luciana e  o Dr. Paulo.
 
      Como todo juiz tem muitas audiências, Sua Excia. Dra. Luciana, não pôde fazer a palestra, também, no período da tarde, mas sua presença deixou uma bela impressão na EE Orestes Ferreira de Toledo, que este ano completa cinquenta anos de existência. Por meio do projeto "Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver", o ensino para a cidadania procura fazer parceria com especialistas na área atuantes na comunidade ou entorno.
 
     Neste sentido, a palestra teve como objetivo enriquecer os conteúdos sobre Ética, da disciplina de Filosofia e Direitos político, civil, social e humanos, estudada na disciplina de Sociologia. Desse modo, algumas perguntas foram feitas pelos alunos e, gentilmente, respondidas pelos palestrantes, como a questão da redução da maioridade penal no Brasil.
    
    Segundo o Diretor Paulo Cezar, da Ordem dos Advogados do Brasil da Comarca de Palmeira d`Oeste, que voltou num outro dia para os alunos do período vespertino, somente 3% de crimes são praticados por menores de idade no país. Por isso, essa questão da maioridade penal, que tem causado muita polêmica na atual conjuntura brasileira, deve ser avaliada com cuidado e muita reflexão.
 
         Neste cinquentenário da EE. Orestes Ferreira de Toledo, agradecemos imensamente à Dra. Luciana Todorov, ao Diretor da OAB, Dr. Paulo C. V. de Almeida e à Dra. Rosineia C. V. de Almeida a disponibilidade aberta em suas agendas para estar presente conosco por alguns minutos e abrilhantar nosso processo de ensino-aprendizado junto aos jovens estudantes do ensino médio que foram muito receptivos.


A esquerda, de blusa azul, a Dra. Luciana Todorov
acompanhada pelos advogados Paulo C. S. de Almeida e
esposa, bacharel Rosineia, do lado da coordenadora,
Maria Rosila. Abril/2015.

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...