segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Expandindo conhecimento científico na SBPC 2015

     Como a temática da Situação de aprendizagem 1 do volume 2 do Caderno do aluno da disciplina de Filosofia aborda "Filosofia e Ciência", a  maior Feira de Ciências do Brasil proporcionou-me uma ampla visão da função e compromisso da Educação básica para com o desenvolvimento de nossa nação.


Ministro Aldo Rabelo e a Presidente
da SBPC, Helena Nader, na abertura da 67ª Reunião
anual dos cientistas do Brasil. Julho 2015.
      A Sociedade Brasileira para o Progresso e a Ciência (SBPC), neste ano de 2015, realizou entre os dias 12 a 18 de julho, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no município de São Carlos, estado de São Paulo, sua 67ª Reunião anual, tendo como tema "Luz, Ciência e Ação".
    
Estudante experimentando pedalar
 em uma bicicleta, na SBPC, para
produzir 120 w de luz. Julho 2015.

Cinema inovador na SBPC, julho 2015.
O tema proposto teve ligação com o  Ano Internacional da Luz, vista como objeto da Ciência e instrumento para o bem estar da humanidade, segundo a  Unesco.
 
 
 
 
      Essa reunião anual congrega várias entidades científicas e tecnológicas, tanto universitárias quanto centros inovadores do país, atraindo não  só profissionais, mas também toda a comunidade do entorno. Assim, podendo compartilhar inventos e serviços inéditos criados no Brasil.

Entrada da ExpoT&C na SBPC na
UFSCar, julho 2015

Estande da ExpoT&c na SBPC.
UFSCar, Julho 2015

Estande da Feira de Ciências na ExpoT&C
na SBPC, UFSCar, julho 2015
     Durante a reunião da SBPC há mostras de ciência, tecnologia e inovação de todo o país, o que permite toda população interessada conhecer as novidades tecnológicas e  científicas. Houve novidades como a SBPC Jovem, a SBPC Indígena e o Dia da Família na Ciência ao longo da semana.

Pais e filhos interagindo com experimentos
na Feira de Ciência da SBPC em UFSCar.
Julho 2015
 
Estande da Marinha do Brasil na
SBPC, UFSCar, julho 2015
 



Visitantes no ônibus-museu intinerante
projetado pela UFMG, na SBPC em
UFSCar, julho 2015.

SBPC Indígenas em minicurso de pintura
na UFSCar, julho 2015.

Grupo de indígenas expondo artesanatos
na SBPC, UFSCar, julho 2015.












     Além disso, durante toda a ExpoT&C da SBPC realizou-se vários debates, mesas redondas, conferências, exposição de posters e minicursos sobre os mais variados temas científicos envolvendo currículo desde a Educação básica até a pós-graduação. As questões refletidas foram sobre: patentes, publicações e saberes de povos tradicionais e indígenas como, por exemplo, "Astronomia indígena: outros modos de ver a luz" apresentado pelo Prof. Dr. Walmir Cardoso, da PUC-SP que faz pesquisa de campo junto aos Tikuna, no Amazonas.
 
Astrônomo Walmir Cardoso, PUC-SP
apresentando calendário astral do povo
Tikuna, AM. SBPC, julho 2015.


Participação indígena durante palestra
sobre Astronomia na SBPC.
 UFSCar, julho 2015.
 
 
    
 
 
 
 
 
 
 
 
   

     Os minicursos foram verdadeiras aulas práticas, oferecidos por professores das mais diversas universidades públicas, ao longo da semana, para todo público interessado, tendo direito a um certificado.
     O minicurso "Orientação de projetos científicos/tecnológicos na Educação básica" ministrado pela Profa. Dra. Roseli de Deus Lopes, USP, presidente da Feira Brasileira de Ciência - FEBRACE - com sua assistente Irene, foi um incentivo a mais do governo brasileiro na produção Jovem Cientista.
     Quem tiver interesse visite o site http://www.febrace.org.br/como-participar  para saber mais.
 
 

Turma de professores do minicurso sobre
Orientação de projetos científicos/tecnológicos
ministrado pelas professoras Roseli Lopes e
Irene, em julho 2015, na SBPC.
Professora Terezinha com a Presidente
da Febrace, Prof. Dra. Roseli, USP,
na SBPC, UFSCar, julho 2015.
   
 

     Participar da 67ª Reunião anual da SBPC como sócia e professora do ensino médio foi muito enriquecedor. Que possamos adquirir e expandir novos conhecimentos científicos, aperfeiçoando novas competências e habilidades para inovar tanto o fazer pedagógico quanto o científico.

domingo, 13 de setembro de 2015

Expandido conhecimento científico na Unesp de Ilha Solteira

      O terceiro bimestre começou bem para os alunos da terceira série do ensino médio da escola pública estadual Orestes Ferreira de Toledo, pois proporcionou unir o tema do currículo sobre os discursos de Filosofia e de Ciência, do Caderno do aluno, volume 2, com uma visita à uma das Universidades públicas do estado de São Paulo.

Grupo de alunos e monitores da Unesp
em Ilha Solteira. Agosto 2015

      Em agosto, várias escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Jales esteve visitando o Campus da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), em Ilha Solteira, onde se concentram os cursos de Engenharias Física, Matemática e Biologia.



Chegada dos alunos da EE Orestes Ferreira
de Toledo na Unesp em Ilha Solteira-SP
Agosto 2015.

A ex-aluna Luana e monitores da Unesp com
os alunos da 3a. série do EM da EE Orestes
Ferreira de Toledo, em Ilha Solteira. Ago 2015.
      A visita à Universidade Estadual de São Paulo começou pelo campus da Engenharia Elétrica.
     O Prof. Sérgio deu uma aula de história da Unesp em poucas palavras, apresentando as várias unidades e cursos espalhados pelo estado de São Paulo.
   
Alunos visitantes após palestra do Prof. Dr.
Sérgio que deu as orientações sobre a Unesp
Agosto 2015.

Adicionar legenda











     Enquanto em sala de aula os jovens têm contato com as teorias, noções históricas de como começou a Ciência e qual o método utilizado, nos departamentos de Engenharia elétrica, civil, mecânica, de Biologia, puderam observar, enquanto ouviam as explicações dadas pelos acadêmicos dos cursos específicos, os motores, radares, laboratórios em experimentação, bem como interagir com o espaço


Acadêmico explicando funcionamento
de ônibus elétrico. Unesp Agosto/2015
Observação de uma placa do Sistema
Solar. Unesp, agosto/ 2015.


Grupo de alunos observando laboratório de formigas "Cabeça de limão". Unesp Agosto/2015.
Alunos no departamento de Engenharia civil
Unesp, Ilha Solteira. Agosto 2015.
Apresentação de Engenharia mecânica
Unesp, Ilha Solteira. Agosto 2015
 


Departamento de Biologia, Unesp.
Agosto 2015.

 









Laboratório de Biologia; amostras
da evolução das espécies.
     Cada Campus da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) tem sua especificidade que pesquisa uma área determinada, buscando renovar mecanismos já existentes e inventar novas formas de atender as necessidades da sociedade.  Por isso, a visita em Ilha Solteira, SP, foi intensiva.
     Cada experimento, observação, contato com os universitários foi importante para refletir qual a melhor área do Conhecimento se identifica. Também, proporcionou valorizar o trabalho da área de exatas que é tão importante para a construção de máquinas, funcionamento de veículos e instrumentos que utilizamos em nosso cotidiano.
 
Laboratório de Biologia, Unesp
Agosto de 2015

              
Alunos observando uma Sucuri
e jacaré empalhados. Ago 2015.








Grupo de alunos descendo a rampa da Unesp Ilha Solteira, SP. Ago 2015.
 
   
     Desde os pré-socráticos até os dias de hoje, o estudo sobre a Natureza tem sido cada vez mais reconhecido. A Ciência, por causa dos benefícios e previsões feitas, tem dado muitas contribuições à sociedade. Ela é necessária para o desenvolvimento econômico da nação. Por isso, nossos jovens precisam se aperfeiçoar para mais tarde serem profissionais conscientes e realizados.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Há cinquenta anos

   O projeto "Minha escola, nossa gente" apresenta os cinquenta anos da EE. Orestes Ferreira de Toledo por meio de pesquisa feita no "arquivo morto", demonstrando, assim, que a Unidade escolar está viva!

O agrimensor, Sr.
Orestes Ferreira de Toledo, em
uma foto de 1943 é o patrono da
escola.

 
 
A foto ao lado, de 1943 é uma das "relíquias" históricas que mostra o agrimensor Sr. Orestes Ferreira de Toledo, do lado direito, que estando em Palmeira d´Oeste, região noroeste paulista, tornou-se o patrono da Unidade escolar, cujo nome tem destaque há cinquenta anos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
     Com o crescimento do município Palmeira d´Oeste, a população ganhou, em 12 de abril de 1965, o Grupo Escolar ou Ginásio Estadual, como era chamada a escola em tempos de ditadura militar no Brasil. Documentos, atas com assinaturas do primeiro diretor, caderno com registro dos professores, atas de Conselho de Escola, Associação de pais e mestres, livros de matrículas comprovam um "passado-presente".
 
 
Caderno de 50 anos atrás
arquivo da EE Orestes F. Toledo
 
       
Caderno com assinatura  retirada
 do arquivo da EE Orestes F. Toledo.
 


Caderno de registro de professores
do arquivo da EE Orestes F.  Toledo

             

Planta da EE Orestes F. de Toledo




     Além dos documentos que registram a história cinquentenária da Unidade escolar, também registramos o serviço odontológico que é prestado pelo município diretamente para os alunos. A dentista Célia e sua atendente estão sempre orientando a higiene bucal dos estudantes.

                   
                          Dentista Célia em frente do gabinete
                         dentário da EE. Orestes F. de Toledo
 

Dentista Célia em tratamento dentário
EE Orestes Ferreira de Toledo. 2015














      Cinquenta anos tem muita história para contar, muita gente para se rever... por isso, aqui postamos algumas fotos de ex-alunos, que já são adultos, pais, tios, avós de muito estudantes que sentam nas mesmas salas de aulas de anos atrás dessa instituição que tem como finalidade preparar cidadãos conscientes de seus deveres, garantindo-lhes o direito de aprender.

Fotos de ex-alunos da EE. Orestes Ferreira
de Toledo (a)

Fotos de ex-alunos da EE Orestes Ferreira
de Toledo (b)






De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...