sábado, 6 de fevereiro de 2016

Os Direitos Humanos e os deveres cidadãos

    Em dezembro, dia 10, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) comemorou sessenta e sete anos. No entanto, ao longo deste tempo percebemos o quanto temos que fazer ainda para que os Direitos Humanos sejam respeitados.
     Desde 1948, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU), o objetivo da DUDH é propiciar a fraternidade entre os povos. No entanto, com o cenário internacional na mídia, vemos todos os dias, muitos dos trinta artigos serem violados.
     Há muito o que fazer, conscientizar, propagar. Por isso, os cartazes feitos pelos alunos, no fim do ano letivo de 2015 foi uma forma de conhecer os trinta artigos e reconhecer os direitos estabelecidos pelos representantes dos governos do mundo, mas que, ainda, temos que acompanhar, reivindicar para que as melhorias sejam feitas e a população possa ter acesso à educação, à alimentação, à moradia, a tudo aquilo que é necessário para uma vida digna.


Cartaz sobre liberdade.

Cartazes explicando sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
     Participar dos movimentos sociais é uma forma de garantir que os Direitos Humanos sejam conhecidos e respeitados pelas autoridades competentes. Assim, não se pensa que é coisa de "bandido", mas de todo cidadão que cumpre com seu dever.
     Vamos conhecer melhor este documento universal e sermos mais atentos para com os acontecimentos em nosso país e no mundo, podendo, assim, cada um de nós sermos um transformador social, praticarmos com consciência a nossa cidadania, conforme algumas frases dos cartazes confeccionados por um grupo de alunos da EE. Orestes Ferreira de Toledo.




O cartaz acima dos alunos da 3A da Orestes deixa o recado para
como devemos exercer nossa cidadania. Nov 2015






"Democracia é [...] lutar pela igualdade..." Novos cartazes de
conscientização pela cidadania. Nov. 2015.




Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...