sábado, 6 de fevereiro de 2016

Participação cidadã

     Ao término do ano letivo de 2015, a reflexão sobre "Participação cidadã" com os jovens das primeiras séries do ensino médio, das EE. Antônio Marin Cruz, em Marinópolis e EE. Orestes Ferreira de Toledo, em Palmeira d´Oeste, culminou com a "Carta cidadã", entregue aos prefeitos dos municípios citados.



Alunas representantes das primeiras séries
do ensino médio da EE. Orestes Ferreira de Toledo
e a secretária do Prefeito Luciano, Sra. Cleonice. Dez 2015.
     Em Palmeira d´Oeste, no início de dezembro, as alunas Júlia e Rafaela, representaram os alunos das primeiras séries do ensino médio da EE. Orestes Ferreira de Toledo, após agendamento com a secretária do prefeito Luciano, Sra. Cleonice, compareceram junto com a professora de Filosofia, Terezinha, para a entrega das "Cartas cidadãs", como uma das formas práticas de Participação cidadã estudada na última situação de aprendizagem do volume 2 de Filosofia do ano.




Prefeito Luciano, de Palmeira d´Oeste, com as alunas Júlia e
Rafaela, da EE. Orestes Ferreira de Toledo para entrega
das Cartas cidadãs, escrita em sala de aula. Dez 2015.

     Nas cartas escritas os alunos apresentaram situações da comunidade local para que o prefeito tomasse as devidas providências, sabendo que várias dessas situações já eram de conhecimento do Poder Executivo.

Prof. de Filosofia, as alunas representante do 1A e B
da EE. Orestes F. de Toledo e o Prefeito Luciano,
de Palmeira D´Oeste, Dez. 2015.


     O mesmo exercício ocorreu com os alunos da primeira série A da EE Antônio Marin Cruz. em Marinópolis com a diferença que ao invés do aluno representante ir até o Poder Executivo ou o Poder Legislativo, os alunos tiveram a honra de receber o presidente da Câmara Municipal, o vereador Marcos Marin e, o prefeito Jarbas e sua esposa, em sala de aula.



                
                  Vereador Marin, Prefeito Jarbas e
                    esposa, em palestra com os alunos
                     da 1A EE Marin Cruz. Dez 2015.
Vereador Marin, a aluna representante 1A,
Sr. Prefeito Jarbas e esposa, com o
coordenador Luciano da EE A. Marin Cruz.
Dez 2015.
     Após encerramento da situação de aprendizagem "Participação cidadã", os alunos aprenderam que não é só carta que se escreve para as autoridades do Poder Legislativo e/ou Executivo, mas também pode acompanhar o desenvolvimento de uma cidade, bem como de todo país, frequentando o plenário na Câmara Municipal, assistindo os canais de TV Câmara, TV Senado, TV NBR, TV Justiça, navegando pelos sites do legislativo, ouvindo o programa de rádio "A voz do Brasil", durante a semana, pois segundo John Rawls, a democracia vai além do voto em época de eleição.
     Agradeço a todos que colaboraram para o bom andamento da aula, pela disponibilidade das autoridades envolvidas.

     

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...