domingo, 10 de abril de 2016

Filosofia e preconceito

    "As diferentes perspectivas acerca da Filosofia" foi o tema proposto na página 21 do volume 1 da Situação de aprendizagem do Caderno do aluno na disciplina de Filosofia, da terceira série do ensino médio, e, mais uma estudante, Gabriela Taynara Andrade da Silva, da terceira série A, da EE Orestes Ferreira de Toledo, desenvolveu sua habilidade de escrita, durante a aula, após a leitura dos textos propostos, cujo título ficou "Filosofia e preconceito".


    
     "Nos dias de hoje, ainda usamos muitos conhecimentos da filosofia. Eles surgiram nos séculos passados, porém muitas pessoas são preconceituosas em relação a ela.
     Os primeiros filósofos que surgiram na Grécia Antiga, como Tales [de Mileto] e outros, já sofriam preconceito, eram criticados por suas ideias. Hoje, a filosofia tem uma grande importância. Nos faz refletir sobre os problemas e nos faz criar conceitos concretos.
     Portanto, a filosofia foi e está sendo um grande objeto de estudo. E, os preconceitos enfrentados devem ser evitados, passando para as pessoas uma nova forma de ver a filosofia."

     Desde a escola jônica, na Grécia Antiga, há mais de dois mil e seiscentos anos com os pré-socráticos até as escolas filosóficas contemporâneas, a investigação sobre o mundo dos homens, principalmente, no que diz respeito ao universo humano tem passado por diferentes perspectivas acerca dentro da própria Filosofia. Todavia, é nas diferentes correntes especulativas que o pensamento humano se constrói em busca da verdade do Eu Racional, do cosmos, com e para o Outro.
     Que nossos jovens filósofos, aprendizes eternos, continuem exercitando o filosofar.


Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...