terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A Filosofia e o papel dos filósofos

"Embora um filósofo possa viver longe dos negócios,
o espírito da filosofia, se cuidadosamente cultivado por alguns,
difunde-se gradualmente através de toda sociedade
e confere a todas as artes e profissões semelhante correção."
(David Hume, filósofo inglês)
Com o início do ano letivo de 2009, muito se questiona ainda sobre a Filosofia no ensino médio. No entanto, nada como recorrer aos acontecimentos remotos dessa disciplina que está "em alta" nas escolas, nas empresas, na mídia, enfim, em toda Terra, a ponto de na Europa ter as Olimpíadas de Filosofia.
A Filosofia, desde os tempos da Grécia Antiga, era entendia como denominamos atualmente de "ciência", chamada nos cursos das ciências naturais de "Filosofia natural". "Filos+Sofia", significa "amor à sabedoria", ou ainda, "amigo do saber". O termo "filósofo" surgiu com a famosa réplica de Pitágoras àqueles que o chamavam de "sábio"(sophos). Considerando que sua busca pela sabedoria vinha do reconhecimento de sua ignorância diante do mundo, insistiu em apenas ser chamado de "amante da sabedoria" ou "amigo do saber".
Assim, a Filosofia nasceu da humilde atitude do ser humano em se fazer perguntas sobre a existência dos seres. O que é? Por que? Para que? faz parte da atitude filosófica que busca, diante da observação dos problemas existenciais dos homens, analisar as situações de sua época para propor soluções e conceitos de uma vida melhor. Embora a Filosofia não tenha o objetivo de gerar uma riqueza material como muitos desejariam, ela contribui para a nossa felicidade à medida que buscamos valorizar o bem maior, que só é possível na vida em comunidade. Por isso, todos somos convidados a filosofar, pensar bem para bem viver. Bom ano letivo!

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...