sábado, 19 de setembro de 2009

Construindo a nação

Os alunos do ensino médio da escola estadual Oscar Antônio da Costa, durante o segundo e terceiro bimestres do corrente ano letivo, apresentaram trabalhos em forma de seminário sobre diversos assuntos estudados em sala de aula. Os trabalhos foram expostos no mural do pátio da escola, na semana da Pátria, com o objetivo de demonstrar aos demais colegas da escola como os cidadãos exercem a cidadania, e assim, vão construindo a Nação.


Os temas das situações de aprendizagem dos alunos da primeira série foram relacionados ao processo de construção do conhecimento filosófico ao longo da História Ocidental, que influenciou o surgimento de tantos modelos de nações.


Os alunos da segunda série, por sua vez, trataram de aprofundar os vários tipos de documentos que "controlam" o comportamento dos indivíduos em nossa Nação brasileira, começando pela Constituição Federal, que é baseada na Declaração dos Direitos Humanos; o Código Civil, o Estatuto da criança e do adolescente, as Leis de trânsito, a Lei e diretrizes de base da Educação Nacional, Estatudo do Idoso e outros. Foi possível relacionar o que são imperativos categóricos com a Ética e a Política.


Com os(as) alunos(as) da terceira série do ensino médio, foi apresentado as obras filosóficas sobre os modelos de organização de Nação que permanecem influenciando até os dias atuais. Por exemplo: A República, de Platão; A Política, de Aristóteles; O Príncipe, de Maquiável; Ensaio sobre governo, de J. Locke; Do Contrato Social, de Rousseau e Manifesto do Partido Comunista, de Karl Marx. A dedicação de todos foi excelente, pois conseguiram expressar as ideias dos filósofos resumidamente, partindo do contexto histórico e não esquecendo de concluir com uma problematização. Parabéns a todos.


De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...