sábado, 23 de abril de 2011

A Filosofia aos olhos da sociedade


     "O preconceito, desde os primórdios da humanidade, sempre se fez presente entre os homens. É fruto da intolerância aplicada àqueles que se empenham em dar opiniões distintas das que são consideradas padrão ou que diferem das demais por outros motivos.
     Podemos citar como exemplo o ocorrido com Sócrates, um importante representante da filosofia grega antiga, que foi condenado à morte por defender ideias tidas como desnecessárias e absurdas para a sociedade da época.
     Além disso, não podemos considerar o que ocorreu com Sócrates, um caso isolado, uma vez que, a filosofia e seus seguidores ainda são alvos de preconceitos, pois existem aqueles que a criticam por considerá-la tão complexa a ponto de ser banal. 
     Essa visão distorcida que a sociedade ainda tem da filosofia deve ser mudada, pois é através de suas indagações que se chegam às respostas para os mais variados temas da humanidade. Essa mudança de ponto de vista pode ser alcançada por meio do estímulo a leitura e interpretação de textos, pondo um fim à ignorância."  
(Texto elaborado por Jaine Carla Leme, aluna da 3ª série do EM da EE Dr. Euphly Jalles, após situação de aprendizagem sobre O preconceito em relação à Filosofia, do Caderno do aluno, pag. 18).

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O preconceito e a Filosofia

     "Por ser filósofo um questionador da verdade, ocupado com seus pensamentos e teorias, lhe fora criado uma imagem preconceituosa, por pessoas que não compreendem a verdade e desenvolvem um conceito desprovido de fundamentos.
     Através da comédia, a sociedade começa a criticar os filósofos. A respeito de Sócrates construiu-se a imagem de alguém que anda nas nuvens, preocupando com assuntos alheios ao cotidiano das pessoas.
     Enquanto, na verdade, a Filosofia busca compreender a essência da vida, através de suas reflexões que são constantemente aperfeiçoados e cada vez mais, se aproximam da verdade, alem de contribuir para o desenvolvimento do homem.
    Como nos coloca Gustavo Ioschpe [em seu artigo "Errar é humanas], poderíamos ser ignorantes de todas [as] teorias filosóficas que nos foram apresentadas até agora se pudessemos tomar nossas próprias conclusões." (Texto elaborado por Leandro J. Rodrigues, 3ª. EM, EE. Oscar Antônio da Costa, conforme enunciado do exercício da página 18 do Caderno do aluno- 3ª série-Volume 1, 2011).
Leandro (sentado na primeira carteira, de costa, à direita,
 na classe da 3ª série EM da EE Oscar Antônio da Costa) 

O projeto Construindo a Nação

      Mais uma vez, a EE Oscar Antônio da Costa, de São Francisco, dentre outras, foi classificada pelo Instituto da Cidadania, no projeto Construindo a Nação.
    Agradecemos a Diretoria de Ensino de Jales que proporcionou as passagens de ida a São Paulo e a volta às professoras que foram representar a Unidade Escolar: a diretora em exercício Profa. Lourdes Esquina e a Profa. Terezinha e participarem da cerimônia na Sala São Paulo, na Estação Júlio Prestes, no dia 14 de março do corrente ano, onde a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo fez várias apresentações na presença de autoridades, como o prefeito da cidade de São Paulo, o representante do secretário da Educação do Estado de São Paulo, deputados estaduais e demais  parceiros com o Instituto da Cidadania.
     Todos os alunos, os professores e os coordenadores além da escola da família envolvidos nas ações pedagógicas, que contribuíram para a classificação do projeto "Bola que gira, mente que brilha", estão de parabéns pela terceira vez.
                          Sala São Paulo, na estação Julio Prestes, em São Paulo no dia 14/03/2011.

Diretora em exercício, Lourdes Esquina e a Prof. Terezinha representando a EE. Oscar Antônio da Costa, no hall da Sala São Paulo, homenageada pelo Instituto da Cidadania. Acesse: http://www.institutodacidadania.org.br/

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...