domingo, 27 de maio de 2012

Autonomia e imperativos categóricos

     "Age de tal forma que o teu exemplo se torne uma lei universal" afirmou Kant, filósofo alemão do século XIX. A partir dessa máxima, os alunos da segunda série do ensino médio passaram a investigar o que é ser um indivíduo autônomo.
     O indivíduo autônomo é aquele que, tendo consciência de seus deveres, passa a assumir a responsabilidade de seus atos; tem a liberdade de governar a si mesmo. Mas, como nem todos os indíviduos são tão conscientes assim, então, o papel do Estado é assegurar que todos tenham os seus direitos garantidos à medida que cumprem os seus deveres. Para isso, os artigos elaborados por lei passam a fazer parte do cotidiano do cidadão.
     Portanto, as categorias de deveres foram classificados por Kant em imperativos hipotéticos e categóricos. Estes últimos, são aplicados na vida do indivíduo por meio de documentos com o objetivo de um melhor convívio social entre as pessoas, pois sua principal função é o bem comum.


Advogado José Fernandes ministrando palestra sobre
Direitos e deveres, ética aplicada aos alunos da EE. Orestes Ferreira de Toledo.



                                       
 
     Nesse sentido, a presença do advogado José Fernandes, junto aos alunos da EE. Orestes Ferreira de Toledo, em abril do corrente ano, foi fundamental para ilustrar a aplicabilidade desses momentos jurídicos em nossa vida de indivíduo.
   Aproveitamos para agradecer a disponibilidade e grande contribuição para a formação de nossos jovens secundaristas                 
     .
Alunos atentos ao palestrante Sr. José Fernandes


A difamação da Filosofia

    "Como todos sabem, ou fingem não saber, a sociedade é dotada de preconceitos. Porém, hã um ato preconceituoso que muitos, realmente fazem de maior indiferença, que é o preconceito com o ato de filosofar, a filosofia.
     A população brasileira, que está ficando desprovida da capacidade de se importar com o outro, perdeu o hábito de ler e refletir sobre o que ocorre ao seu redor. Dessa forma, acaba difamando outra pessoa, que realmente se importa com as outras, só porque ela tenta mudar alguns problemas que a sociedade vive.
     Isso já se dá há muitos e muitos anos atrás. Uma dessas pessoas foi Tales de Mileto, um dos pais da filosofia antiga, que era taxado de lunático por viver refletindo sobre assuntos referentes ao céu, o universo. Também eram feitas piadas de Sócrates em peças de comédia, na Grécia Antiga.
     Até hoje, o preconceito com a filosofia é muito grande. Quem o diga são os professores da área, que sofrem todos os dias com piadas de mau gosto proferidas pelos alunos. Esses estudantes mal sabem como a filosofia contribuiu, e ainda contribui, para o mundo que conhecemos.
     Assim, devemos tomar vergonha e parar para ver quão importante o filósofo é. Afinal de contas, quem nunca ouviu falar da teoria de Darwin, um dos maiores filósofos e biólogo da história? Por menor que seja esse pensador, ele foi só mais um ser no mundo tentando contribuir para a melhoria deste."

(Texto elaborado por Danilo F. Paulicena, 3º1, da EE. Dr. Euphly Jalles sobre o tema Preconceito e Filosofia)

Nosso intelecto, como funciona?

Crânio humano
     Como funciona o intelecto? Essa foi a abordagem do estudo da primeira série do ensino médio, no primeiro trimestre, para refletir com os filósofos que pensaram (e pensam) como acontece a produção de conhecimento dentro da mente do ser humano.
     Para John Locke (XVII), considerado representante do empirismo, e Kant (XIX), da escola filosófica criticista, afirmam que a origem do nosso conhecimento vem da experiência.
     Essa teoria já era defendida por Aristóteles, desde a filosofia clássica, mas, naquele tempo, ainda, não tinha como comprovar cientificamente com tecnologia como, atualmente, tentam os novos pesquisadores.
     O ser humano é o único dos seres que tem essa capacidade de pensar, raciocinar, criar, refletir, enfim, que tem alma. Nós não a vemos, contudo podemos percebê-la dando forma as ideias por meio da fala (verbal ou não verbal), materializando-a através da escrita. Escrita? Hummm... ultimamente, escrever tem sido um grande desafio para muitos estudantes, porque para escrever algo significativo tem que ter primeiro conhecimento e, depois, renovar esse conhecimento com novas ideias.
      Para isso, a neuro-pedagoga Raquel Ferreira Prado, veio até os alunos dar uma palestra e mostrar, cienteificamente, como ocorre esse movimento dentro de nossa cabeça.
     Os alunos das escolas estaduais Dr. Euphly Jalles (em Jales) e Orestes Ferreira de Toledo (em Palmeira d´Oeste) foram os contemplados, aproveitando a oportunidade para tirarem dúvidas e entenderem o quanto é importante cuidar bem da nossa alma, do nosso intelecto.

Prof. R. Prado explicando como acontece
as sinapses em nossa mente.

     Agradecemos muitíssimo a diretora do Colégio Ferreira Prado, de Jales, Profa. Raquel por sua disponibilidade em estar falando para os jovens e, enriquecendo, assim, o conteúdo dado.


Alunos da EE.Dr. Euphly Jalles na palestra
com a neuropedagoga Prof. Raquel Prado, março/2012

    


Profa. Raquel Prado junto aos alunos da
EE. Orestes Ferreira de Toledo, abril/2012

terça-feira, 15 de maio de 2012

Parabéns, Princesa do Madeira!

     Parabéns à Princesa do Madeira! Título dado à cidade de Humaitá, situada no sul do estado do Amazonas.   Quinze de maio é dia do aniversário desse município amazonense.
     "Terra da mangaba", como dizem os moradores por lá; é fruta típica da região, bem como o açaí, o cupuaçú, o ingá entre outras.
     A população humaitaense é hospitaleira, de "maninho e maninha" vai cativando o forasteiro de outras regiões desse imenso Brasil.
     Povo trabalhador, fraterno, religioso, tanto faz da cidade quanto das margens do rio, que são os beiradeiros ou ribeirinhos, todos têm uma só filosofia, viver em paz e em harmonia.
     Porém, nem sempre foi assim. Em sua história, ao longo de séculos, na floresta, muitos massacres houve contra os Parintintin, povo indígena que viu o rio Madeira crescer desde os tempos de igarapé. Por isso, o "Porto da anta", como era conhecido, hoje Porto de Humaitá, tem história para contar. Quer saber mais? O livro aí do lado pode lhe mostrar. É só clicar na editora Humanitas que ela vai lhe mandar.
     Um abraço saudoso a todos os humaitaenses.

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...