sábado, 4 de agosto de 2012

Coruja, símbolo da Filosofia


Moeda grega encontrada em Atenas, 440 a.C,
cujo outro lado tem cunhado a deusa Atena.

     A coruja, desde tempos da Grécia Antiga, é ligada a deusa da sabedoria, Atena. Sendo a Filosofia o estudo do Conhecimento, a coruja, também, passou a ser usada como símbolo da inteligência, da astúcia, da sensibilidade, da visão e da audição super potente.
     A coruja vê na escuridão, pois ela tem uma visão 180% superior ao do homem. Ela enxerga tudo ao seu redor, apesar de ser daltônica (não vê a cor vermelha) e pode mexer completamente a cabeça (gira-a para todos os lados. Tem os olhos completamente separados). É muito difícil enganá-la. Ela percebe "segundas intenções". Caça somente para saciar a fome, saciando-se de insetos e ratos. Não armazena comida. Cuida muito bem da sua prole, nunca abandona os filhotes, porém, o macho é quem cuida dos filhotes, enquanto a fêmea vai à caça. É muito difícil criá-la em cativeiro, porque ela não aceita bem a "prisão".
     Fazendo uma analogia, o sábio enxerga coisas que os ignorantes não vêem e, daí, a coruja é o símbolo da Filosofia e da Pedagogia, bem como da sabedoria.
       A moeda grega apareceu por volta do século VII a. C. Foi inventada na Lídia - atual região da Turquia. Ela passou a representar o nascimento do pensamento racional crítico, pois simboliza a revolução na convençao humana, estabelecendo uma medida comum entre valores diferentes, como uma primeira noção abstrata da troca. (ARANHA, M. L. A, 2009). Podemos encontrar o exemplar da moeda grega em destaque no Museu de Louvre, em Paris.
      Então? quando você ver ou ouvir uma coruja, não pense em "agouro", mas, sim, em como alimentar-se espiritualmente, isto é, buscar no seu interior as respostas para suas perguntas.

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...