quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Cidadania e participação política

    Os alunos da primeira série C e D da EE. Orestes Ferreira de Toledo puseram em prática a participação política, proposta pela situação de aprendizagem 4, do volume 4, da disciplina de Filosofia, depois de entenderem que democracia não se faz só na hora de votar em um representante, mas sim, acompanhando, tomando junto decisões importantes para a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade.
 
    Os alunos entrevistaram várias pessoas da comunidade de Palmeira D´Oeste para saber qual seria o problema mais urgente a ser resolvido pelo Poder Executivo do município.
 
     Após ouvirem os cidadãos (familiares, vizinhos, comerciantes, sitiantes) escreveram uma carta cidadã para o prefeito. Depois de protocolado na Prefeitura e na Câmara municipal um convite para vir à escola receber as carta, no dia vinte e nove de novembro veio um dos vereadores, Sr. Valdecir, conhecido como "Palito", veio pessoalmente receber o envelope com todas as cartas escritas pelos alunos da primeira série C e D, oficializando, assim, a entrega a autoridade que representa os munícipes e encaminhará ao Senhor Prefeito Montanari, que por motivos de agenda não pode comparecer pessoalmente, também.
Natália, o vereador Valdecir e o
vice-diretor Arnaldo, nov. 2012
 
     A aluna Natália, 1ºC e demais colegas de classe ficaram atentos na leitura feita sobre os problemas, segundo os entrevistados, seriam os mais urgentes para a Prefeitura procurar solucionar para o bem de todos.
 
     Como sabemos, nada se resolve de um dia para outro, mas com a colaboração de todos, com verbas, empenho e acompanhamento dos Poderes envolvidos na fiscalização e execução o atual e próximo prefeito eleito deverão considerar muito a Carta Cidadã entregue.
 
Alunos atentos na leitura das Cartas cidadãs
entregue ao vereador Valdecir, de Palmeira
D´Oeste, na EE. Orestes F. de Toledo.
29/11/2012.
     Agradecemos a todos que participaram das entrevistas, colaborando, assim, para o exercício da cidadania, como participação política efetiva no dia a dia. Parabéns!

Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Revista Filosofia em ação, elaborada por grupo de alunos
do ensino médio das EE. Dr. Euphly Jalles e Oscar A. da Costa
novembro/2012.


 
     Dia 10 de dezembro deste ano, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completará sessenta e quatro anos de existência, após duas guerras mundiais.
    Com o abalo da não-existência de muitos ao longo da História da humanidade, a Organização das Nações Unidas (ONU) reuniu representantes de vários países para juntos elaborarem uma Declaração Universal, visando o bem sócio-político dos indivíduos, independente da cor, da língua, da religião, da etnia, do sexo, do grau de escolaridade, da classe social.
     Embora, ainda, haja muitos casos de violências em vários países, os avanços têm sido computados como significativos, se compararmos com os descasos que existiam em relação às crianças, às mulheres, aos estrangeiros, aos religiosos e tantos outros eventos ocorridos no passado. Temos muito que melhorar como humanos, sendo solidários com os nossos semelhantes. Ainda há muita discriminação por causa das diferenças culturais ou sócio-econômicas, o que acarreta na desigualdade social.
    A educação é o caminho mais democrático, ético e humano para alcançarmos a compreensão entre os seres humanos e avançarmos em nossas atitudes de experiência cidadã. Através de campanhas solidárias, de participação política, em todos os sentidos, iremos praticar a justiça, a fraternidade e, assim, uma democracia justa.
   Por isso, a consciência, a reflexão se faz necessária entre todos - começando pelos adultos, passando pelos jovens e crianças - para a prática do bem comum, para a garantia de uma sociedade justa e feliz.
   Quer saber mais? Leia a Declaração Universal dos Direitos Humanos e verá que foi feita pensando em todos os seres humanos. O problema é que nem todos a conhecem ou acabam violando alguns artigos para tirar vantagem própria. Se for necessário denuncie no número 180 ou 190.
   Felicidades!

sábado, 1 de dezembro de 2012

AIDS e Sexualidade

     Dia primeiro de dezembro, dia de combate a AIDS.
     Mas, como combater esse vírus sem falar em sexualidade?
     A mídia, as escolas, as Secretarias da saúde dos municípios estão constantemente alertando para o risco que corremos em relação ao vírus da AIDS.   Como saber se tem o vírus ou não? É só ir ao médico de sua confiança e pedir o exame ELISA. É, o nome é esse mesmo. Com esse exame pode-se saber se está ou não com o vírus. Às vezes, a pessoa não está aidética, mas tem o vírus instalado em seu organismo. E, é aí que mora o perigo. Essa pessoa é portadora, passa para outras sem saber.
     Desde a década de 1980 que o Brasil passou a fazer parte das estatísticas internacionais de casos de morte por infecção causada pelo vírus da AIDS.
  
Revista Filosofia em ação elaboradas pelos alunos do ensino
médio das escolas Dr. Euplhy Jalles, Orestes F. de Toledo e
 Oscar Antônio da Costa, da Diretoria de Ensino de Jales-SP
     Como se descobriu que o contágio não é só por relação sexual, como se falava no início da campanha, mas também por transfusão de sangue, de hepatite B, contato com pessoas que manuseiam ferimentos, partos, enfim, a prevenção passou a ser a melhor forma de cuidar da sua saúde, embora, a medicina tenha desenvolvido um coquetel de remédios para os pacientes.
     Há muitas outras doenças sexualmente transmissíveis que também são transmitidas sem que a outra pessoa saiba (sífilis, gonorréia, candíase e outras). Para isso, é necessário cada um ter consciência dos cuidados que se deve ter com o corpo todo. Sexualidade é coisa séria. Não se brinca com a natureza. Procure se informar com os pais, professores, médicos especialistas do seu posto de saúde como cuidar do seu corpo.
     Alguns grupos de alunos do ensino médio das escolas da Diretoria de Ensino de Jales, como EE. Dr. Euplhy Jalles, EE. Orestes Ferreira de Toledo, em Palmeira d´Oeste e a EE. Oscar Antônio da Costa, em São Francisco, pesquisaram, fizeram entrevistas, elaboraram a revista Filosofia em Ação sobre o assunto com várias informações importantes para a comunidade. Essas revistas ficarão na sala de leitura/biblioteca da escola para serem lidos por todos que tiverem vontade.
     Então, cuide de sua saúde, de sua sexualidade, pois ela deve ser integral, tanto física quanto psicológica, biológica, espiritual. Seu corpo agradece. Previna-se contra as doenças.
     Dia 07 de dezembro haverá apresentação de teatro e exposições sobre o assunto na EE. Oscar Antônio da Costa, em São Francisco. Outras escolas também estão realizando o dia Prevenção também se ensina. Participe e divulgue o saber, que nunca é demais.
      Saúde a todos.
    

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...