segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Contrato didático e autodeterminação

     Com a volta às aulas, normalmente, toda escola começa com uma expectativa; principalmente, professores e alunos, quando entram em sala de aula.
 
     Os estudantes, dependendo da faixa etária, vivenciam novas experiências entre si, tais como: mudança de escola ou de etapa/ciclo - do ensino fundamental para o médio - novos professores, novas amizades...
 
   Os professores, por sua vez, preocupam-se com o número de aulas, número de estudantes por classe, carga horária, número de escolas que terá que lecionar, mas, principalmente, com o comportamento da turma, para o bom andamento do processo ensino e aprendizado.
 
     Diante disso, sabendo que toda turma é heterogênea, o "contrato didático" em sala de aula (do professor com os educandos) é fundamental. Por isso, nas primeiras aulas deste novo ano letivo, os docentes, das Unidades Escolares da rede, refletiram as normas de convivência, e, a partir daí, elaborou-se o "contrato".
 
Alunos do Ensino Médio da EE. Orestes Ferreira de Toledo, em 2014.
 
     Ao serem perguntados sobre quais as condições necessárias para uma boa convivência em sala de aula, para que todos tivessem a garantia do aprendizado nas várias disciplinas, cada  estudante foi dando a sua contribuição. "RESPEITO" foi a primeira palavra citada; "EDUCAÇÃO", segunda palavra; a terceira foi "LEVANTAR A MÃO ANTES DE FALAR", "ORGANIZAR O MATERIAL", "SOLIDARIEDADE" e, assim, foram aparecendo outras como: "COLABORAÇÃO", "COMPROMISSO", "RESPONSABILIDADE", "HARMONIA", "MANTER A LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO DA SALA", "NÃO SAIR PARA OS CORREDORES NA TROCA DAS AULAS", "NÃO COMER DURANTE A AULA", enfim, cada turma propôs a melhor forma de todos aprenderem. Entretanto, todas chegaram a um denominador comum, o "SILÊNCIO" no momento da explicação e de alguns exercícios individuais é fundamental para acontecer as "sinapses", o entendimento do assunto.
    
     Também foram pensadas nas punições, caso algum colega não acate, isto é, não obedeça o combinado pela turma. O combinado é o professor fazer advertência oralmente e por escrito. Em último caso, dependendo da gravidade do ato indisciplinar, ser encaminhado para a equipe gestora.
     Sobre celular, jogos como baralho, saída para beber água ou ir ao banheiro segue-se as normas da escola.
    
     Sendo assim, o andamento das aulas flui e todos saem ganhando em conhecimento, amizade, o que torna a sala de aula agradável para se conviver.

     Parabéns a todos os alunos que contribuíram com o "contrato". Agora é lembrar de cada item que foi escrito no caderno e ter o HÁBITO, a AUTODETERMINAÇÃO de colocar em prática!
     Bom ano letivo para todos nós!
        

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...