quinta-feira, 28 de maio de 2015

Questão de gênero: uma batalha de anos

     Ainda no mês de maio, o texto dissertativo produzido pela estudante Janaina Zeoli, da EE. Orestes Ferreira de Toledo, da terceira série do ensino médio, reflete sobre a construção da igualdade de gênero, que de um modo mais completo, busca registrar os aspectos histórico-social-político.

     "A superioridade masculina sobre o gênero feminino é evidente em nossa sociedade. Todas as notícias retratadas em meios de comunicação, relacionadas a esse assunto, são consequências graves dessa ideologia.
     Esse pensamento machista vem de tempos remotos. Quando Olympe de Gouges, começou um movimento feminista no século XVIII, com o objetivo de reivindicar os Direitos da mulher e da cidadã, conquista o que ocorreu no século XX, contra o ideal de masculinidade.
     No Brasil, a Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, foi mais uma batalha vencida, pois impõe regras que garantem a igualdade de gênero, desprendendo a sociedade de um regime patriarcal.
     Em suma, os direitos da mulher foram adquiridos com muito esforço e muita luta, apesar de serem ainda violados, são uma conquista benéfica a todos os indivíduos da sociedade, que devem ser avaliados por sua capacidade, e não por sua força física."

Mulheres! Grandes guerreiras

   
       Maio é, geralmente, o mês que se homenageia as mães.


     Muitas delas, lutam por uma vida digna, mas sofrem com seus companheiros ou com seus filhos. É neste sentido que o texto do aluno Ricardo Sversute Rodrigues, da terceira série do ensino médio, da EE Orestes Ferreira de Toledo é aqui transcrito para abordar a importância do papel da mulher na sociedade.


     "De tanta luta e batalha, Maria da Penha Maia Fernandes conseguiu ganhar, na justiça, uma briga com seu marido, pois sofrera duas tentativas de homicídio da parte dele. De tanto esforço, hoje, existe a lei 'Maria da Penha' que defende mulheres vítimas de violência por seus companheiros.
     O Brasil está entre os vinte e cinco países com maior taxa de feminicídios do mundo. Nesses países, cerca de sessenta e seis mil mulheres são assassinadas a cada ano, sendo 17% homicídios intencionais.
     Graças a lei Maria da Penha, esses abusos contra mulheres têm diminuído, pois os homens ficam com medo de serem presos.
     Mas, tirando esses casos, em que mulheres sofrem nas mãos dos homens, existem muitas mulheres vencedoras. Um exemplo delas é a conhecida 'Beth Pitibull', lutadora do UFC feminino, uma nordestina batalhadora que corre atrás de seus objetivos, que é o cinturão de um dos maiores espetáculos de luta do mundo.
     [Para] o caso de mulheres agredidas por seus companheiros, o melhor remédio é denunciar na delegacia mais próxima, e [confiar] nas autoridades competentes para resolver o caso."

 

terça-feira, 19 de maio de 2015

ENEM 2015

Réplica da escultura O Pensador, de Rodin
   
 
  Muitos estudantes do ensino médio, desde a primeira série, interessam-se em testar seus conhecimentos fazendo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), conhecidos como "treineiros".
 
 
 
 
     A vantagem para quem treina desde a primeira ou segunda série é que vai buscando, cada vez mais, melhorar seu desempenho não só no tempo da leitura, mas também na escrita, principalmente, da redação.
 
     Neste ano de 2015, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) abrirá as inscrições dia 25 de maio a partir das 10h. e encerrará no dia 5 de junho. Houve uma mudança no preço da taxa que será de R$ 63, 00 (sessenta e três reais). Para os candidatos que são alunos da terceira série do ensino médio de escola pública, ou para aqueles que tenham necessidades de isenção, conforme os critérios previstos pelo Ministério não haverá taxa.
 
     Para os interessados em estudar, fazer simulados, o site da Secretaria da Educação do estado do Paraná disponibiliza provas dos ENEMs anteriores, inclusive de Filosofia, a saber www.filosofia.seed.pr.gov.br
    
     Planeje seus estudos! Faça bom proveito do tempo que tenha para ler, escrever e sucesso!

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Corpos dependentes

     Compartilhando o texto de Eduardo de Souza Cruz, da terceira série A, da EE Antônio Marin Cruz, em Marinópolis-SP, "Corpos dependentes" produzido em forma dissertativa, após o desafio de apresentar uma reflexão referente a questão do ser humano enquanto corpo social, conforme exercício da situação de aprendizagem 3, do Caderno do aluno, na disciplina de Filosofia, leiamos com atenção:

     "Viver em sociedade implica determinado comportamento, [tendo em] vista um desenvolvimento progressivo da nação. O pensamento altruísta [...] é importante para o relacionamento entre os indivíduos.  Estamos a todo momento sendo impostos[por] limitações.
     Dentro de uma sociedade cada um caminha de uma forma diferente. Cada cidadão tem sua aptidão própria, tendo êxito em alguns quisitos e em outros, por sua vez, limitações.
    Cada cidadão colabora com sua aptidão... por exemplo, o corpo de bombeiro nos ajuda em situações de perigo, sanando a dificuldade de uma pessoa.
    Não temos ampla liberdade em uma sociedade, sendo submissos à uma Constituição que [prescreve] leis. Dessa forma, meu corpo está [im]posto em outros corpos de cidadãos, de alunos... necessitando de ajuda mútua."

 

Corpo e sociedade andam de mãos dadas

   

 Janaína Zeoli, aluna da terceira série B, a EE. Orestes Ferreira de Toledo, situada em Palmeira d`Oeste-SP, de modo bem simples, ao terminar a situação de aprendizagem 3, do Caderno do aluno, na disciplina de Filosofia, produziu o esboço do seu artigo de opinião sobre "Corpo e sociedade andam de mãos dadas.
 
     O primeiro bimestre foi de muita leitura de textos filosóficos e não-filosóficos, assim, dar conta das correções foi pedido um mínimo de linhas  (quinze) para "aquecer" o assunto. A seleção foi feita à medida que um estilo novo de escrever aparecesse, embora, ainda a maioria dos alunos esquecem de fundamentar citando os pensadores estudados, vamos treinando... o ENEM vem aí.

     "A sociedade atual esquece dos limites do corpo, pois pensa em absorver todos os aspectos do ser humano, tanto intelectual quanto físico, características impostos pelo capitalismo.
      Essa vivência na humanidade é dividida em outros corpos de organização social como: militar e educacional, por exemplo.
     Todas essas utilizações referentes a natureza corporal são possibilidades impostas pela sociedade, fazendo com que nos sintamos entrelaçados e misturados em "um único todo com ele", como diz René Descartes.
     Portanto, o corpo é a chave que move o mundo [a] nossa volta, unindo uns aos outros, tendo como consequências as manifestações e revoluções."
 


De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...