domingo, 21 de agosto de 2016

Filosofia presente nas linguagens

     De uns anos para cá, a preocupação com a interdisciplinaridade passou a ser o foco do processo ensino e aprendizagem na escola, visto que o Conhecimento é um bem integrado com a vida.
     Neste sentido, o ensino de Filosofia tem proporcionado aos estudantes não apenas identificar os tipos de linguagens, mas também, elaborar textos que abordem um mesma tema de formas variadas. Por isso, neste bimestre os alunos da segunda e terceira série do ensino médio são desafiados a produzir uma revista dentro deste projeto Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver com seus artigos, entrevistas, de maneira significativa.

     Cada grupo, escolhe um dos temas relacionados à Filosofia Contemporânea e procura executar seu material. Para isso, alguns lembretes são importantes:
a) Capa e contra capa: Cabeçalho padronizado, manchete criativa (não pode plagiar); na contra capa identificar instituição (escola), disciplina, professor responsável, equipe redatora, quem fez a ilustração da capa.
Capas da revista com cabeçalho
padronizado e a manchete montada
pelos grupo. Exemplares 2014.

Exemplo de contra capa.
Exemplar de 2014.














b) Editorial e sumário: Utilizando uma linguagem informativa, mais jornalística, o editorial é o texto introdutório da revista em que convida o leitor para visitar as próximas páginas, dando-lhe uma noção do conteúdo. Para isso, o sumário deve trazer o título de cada artigo com um pequeno resumo das ideias abordadas e páginas.

Editorial escrito para a  revista
Filosofia em ação. Pensar bem
para bem viver. Exemplar de 2014.

Exemplo de sumario,
exemplar de 2014.














c) Artigos e entrevistas são o conteúdo propriamente dito da revista. Em cada texto dissertativo deve ser abordado o assunto do tema da revista (escolhido em sala de aula) e que se refere a um fenômeno da contemporaneidade tratado nas situações de aprendizagem do volume 2.
    Cada texto deve ter o título e logo após o nome do autor, dividir em duas colunas e no final apresentar a referência bibliográfica. Se tiver foto e/ou gráfico citar as referências também.
     Quanto a entrevista, fazer uma pequena apresentação (dados) sobre o entrevistado. Selecionar bem as perguntas.
Um exemplo de texto dissertativo
escrito para a revista Filosofia em ação
sobre o tema "Drogas".
Exemplo de entrevista feita pelo
grupo que pesquisou sobre o papel
do Direito na sociedade.
Exemplar de 2014.















d) Entretenimento, propaganda e encerramento da revista: como a revista é uma proposta de atividade para apresentar as reflexões contemporâneas nas várias linguagens, o grupo não deve esquecer de criar um entretenimento, acrescentar propagandas a respeito do assunto e encerrar o trabalho com uma proposta para o leitor buscar mais informações.
Exemplo A de entretenimento
criado pela equipe da revista acima.

Exemplo B de entretenimento criado
pela equipe da revista.













Proposta da equipe no final da revista
Exemplar de 2014.
     Cada revista, ao final da revisão e encadernação, ficará em exposição na sala de leitura para que as reflexões feitas sobre os temas estudados em Filosofia seja socializada com toda a comunidade escolar. Bom trabalho a todos.

domingo, 14 de agosto de 2016

Filosofia paterna ou de gênero?

     No segundo domingo do mês de agosto, no Brasil, é comum homenagear os pais. Não por uma preocupação com o quarto mandamento "honrar pai e mãe", mas,  sim, comercial, acrescentado com uma forma de gratidão àquele que se mantém como provedor da família.

     É possível perceber que a presença dos pais geralmente é menor, quando se trata de homenagem aos progenitores masculinos. Os próprios filhos-alunos não incentivam muito o convite aos pais para participarem das homenagens ou, às vezes, os próprios pais não são tão presentes. Talvez, uns por falta de tempo, outros por não quererem se expor. Algumas vezes, as mães ou avós fazem as vezes do pai, que por um motivo ou outro, é ausente naquele momento da vida do(a) filho(a).
     Assim, podemos constatar que a questão do papel de gênero até hoje é polêmica dentro das famílias, na nossa sociedade.

    Porém, os professores da EE. Oscar Antônio da Costa (e em muitas outras) que são, também, como pais para os alunos, foram homenageados, transmitindo, assim, a alegria de poder contar com a figura masculina no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Estes, muitas vezes, carecem de orientação, aconselhamento, além de conteúdos curriculares. Por isso, a homenagem foi significativa com a lembrança (avental) feita pelo Programa da Escola da Família, dessa Unidade Escolar, pois o homem também sabe (e muito bem) "pôr a mão na massa" em termos de cozinha.

     Parabéns a todos aqueles que representam a figura masculina na vida de tantos jovens, em especial, os pais intelectuais que são os professores.

Professores da EE Oscar Antônio da Costa com lembrança
do dia dos pais, confeccionado pelo Programa Escola da Família.
Agosto 2016.

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...