terça-feira, 24 de julho de 2012

Candi o quê?

     O segundo semestre será polêmico não só nas aulas de Filosofia, mas também, na sociedade de um modo geral, pois as eleições municipais estão se aproximando. Este é um momento muito importante para a vida da pólis, ou seja, da cidade, onde todos os cidadãos devem exercer, com consciência, sua cidadania.
     Exercer a cidadania é participar dos movimentos, acompanhar e discutir com atenção os problemas da comunidade, buscando tomar decisões sensatas, possíveis e solidárias.
    Os cidadãos que buscam exercer de modo mais pleno sua cidadania filiam-se nos partidos para, então, serem candidatos a um cargo político em que possam, realmente, representar a comunidade. Esses são: na esfera municipal, os "vereadores", que têm o papel de atuar junto aos projetos perante a cidade. São esses, o Poder Legislativo que devem elaborar, votar nos projetos de lei que regem a cidade e, fiscalizar o poder executivo (Prefeitura) para não permitir desvio de verbas, ouvir a população e buscar, soluções de melhoria na qualidade de vida dos indivíduos.
    Aquele cidadão que deseja executar as melhorias da cidade, então, candidata-se à Prefeitura, por isso é chamado de "prefeito". Este deve operacionalizar, a partir dos projetos votados na Câmara Municipal (pelos vereadores) as obras, repassar as verbas para que elas aconteçam.
    Mas, e quem não conhece os candidatos de sua cidade? Ou conhece só de vista, como saber mais?
   O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem um banco de dados de todos os candidatos a prefeitos e vereadores de todos os munícípios do país. Então, acesse e pesquise seu candidato. Divulgue e vote consciente. O site é  http://www.divulgacandi2012.tse.jus.br/

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...