quinta-feira, 26 de março de 2009

A ÁGUA E O FILÓSOFO TALES DE MILETO

"Qual é a causa última, o princípio supremo de todas as coisas?" perguntava-se Tales de Mileto (624-546?a.C), na Jônia por onde viveu, no período da Grécia Antiga.

Por ter sido um engenheiro hábil, além de filósofo preocupado com a origem da vida, Tales considerou a água o princípio de todo o Universo. Ele afirmara "A água é o princípio de todas as coisas". E disse, também, que a água se apresenta nos três estados em que vemos os corpos na natureza (phisys): líquido, gasoso e sólido. Considerava que a água era como uma divindidade, pois observara que dela tudo nascia, surgia como as plantas, os peixes. Por isso, Tales foi reconhecido como o fundador da filosofia cosmológica, o primeiro a procurar responder de modo racional como o mundo surgiu e o que explica a existência dos diversos seres.

Se antes o filósofo pré-socrático tinha como desafio pensar sobre o início da vida no Universo, atualmente o desafio dos pensadores e cientistas é como pensar em não dar fim a vida. Algumas respostas já sabemos, resta conscientizarmos em colocar tudo em prática. E você, como tem contribuído pelo líquido mais precioso da face da Terra?

Nenhum comentário:

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.      Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasil...