Crânio humano |
Como funciona o intelecto? Essa foi a abordagem do estudo da primeira série do ensino médio, no primeiro trimestre, para refletir com os filósofos que pensaram (e pensam) como acontece a produção de conhecimento dentro da mente do ser humano.
Para John Locke (XVII), considerado representante do empirismo, e Kant (XIX), da escola filosófica criticista, afirmam que a origem do nosso conhecimento vem da experiência.
Essa teoria já era defendida por Aristóteles, desde a filosofia clássica, mas, naquele tempo, ainda, não tinha como comprovar cientificamente com tecnologia como, atualmente, tentam os novos pesquisadores.
O ser humano é o único dos seres que tem essa capacidade de pensar, raciocinar, criar, refletir, enfim, que tem alma. Nós não a vemos, contudo podemos percebê-la dando forma as ideias por meio da fala (verbal ou não verbal), materializando-a através da escrita. Escrita? Hummm... ultimamente, escrever tem sido um grande desafio para muitos estudantes, porque para escrever algo significativo tem que ter primeiro conhecimento e, depois, renovar esse conhecimento com novas ideias.
Para isso, a neuro-pedagoga Raquel Ferreira Prado, veio até os alunos dar uma palestra e mostrar, cienteificamente, como ocorre esse movimento dentro de nossa cabeça.
Os alunos das escolas estaduais Dr. Euphly Jalles (em Jales) e Orestes Ferreira de Toledo (em Palmeira d´Oeste) foram os contemplados, aproveitando a oportunidade para tirarem dúvidas e entenderem o quanto é importante cuidar bem da nossa alma, do nosso intelecto.
Prof. R. Prado explicando como acontece as sinapses em nossa mente. |
Agradecemos muitíssimo a diretora do Colégio Ferreira Prado, de Jales, Profa. Raquel por sua disponibilidade em estar falando para os jovens e, enriquecendo, assim, o conteúdo dado.
Alunos da EE.Dr. Euphly Jalles na palestra com a neuropedagoga Prof. Raquel Prado, março/2012 |
Profa. Raquel Prado junto aos alunos da EE. Orestes Ferreira de Toledo, abril/2012 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário