quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

De volta ao Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver

         Axé! Karen! Olá! Desejo a todas e a todos e todes muita saúde.

     Infelizmente, durante a pandemia muita/os companheira/os brasileira/os se foram. Os desafios foram (e tem sido) enormes para toda/os nós. Mas, felizmente, graças aos cientistas que conseguiram combater o Covid 19 através de vacina, estamos celebrando a vida, embora os desafios ainda existam, pois há muitas variantes no ar.

     De volta ao "Filosofia em ação. Pensar bem para bem viver" continuaremos com o objetivo de apresentar atividades reflexivas do ensino de Filosofia, feitas pelos estudantes dos anos finais das escolas municipais de São José/SC, onde tenho trabalhado de uns anos para cá.

       Nas escolas públicas do município de Santa Catarina o ensino de filosofia faz parte do currículo dos anos finais do ensino fundamental como componente disciplinar, desde a década de 2000. Embora seja apenas uma aula por semana aproveitamos bem esse momento para conhecer o que é aprender, o que é pensar, como foram criados os conceitos, que mundo queremos construir.

        

                               Turma do EJA da EBM Vereadora Albertina K. Maciel,
                                                           novembro de 2021


                                               Cartaz confeccionado pela turma da EJA da 
                                EBM Vereadora Albertina K. Maciel, em novembro de 2021.

       Em 2020, a partir de 19  março, a/os professora/es foram obrigada/os a trabalharem de modo online. Toda semana, as aulas eram planejadas e enviadas para os estudantes via sistema "Educar Web" e impresso para os de família que não tinham acesso a internet.

      Com o retorno das aulas de modo híbrido, em 2021, outros desafios foram surgindo. A máscara passou a fazer parte do uniforme tanto dos professores quanto dos estudantes, além da equipe pedagógica e funcionários. O álcool 70%, também. As reflexões filosóficas permitiram pensar em como ser solidário com os mais idosos, principalmente avós, que passariam a ter contato com suas/seus neta/os fora de casa.  O respeito em sala de aula, no pátio, nos corredores, enfim, cada um cuidando de todos e todos cuidando de um.

       O problema foi como administrar o tempo para atender a todos no presencial e também no online. Foi bem desgastante, e, ainda, ter que ouvir algumas autoridades dizer na mídia, que os professores não trabalharam durante a pandemia. Se o tempo pedagógico é um desafio em aula de quarenta e cinco imagine (tempo Cronos) e o tempo filosófico (tempo kairós) que é necessário para o intelecto serenar e raciocinar. Então, filosofar desde a infância é importante, para que o adulto seja melhor, como dizia Pitágoras, filósofo grego: "Ensinai as crianças para que não seja necessário punir os adultos".

       Nesse sentido, o blog Filosofia em ação passará a compartilhar alguns temas refletidos durante as aulas do currículo dos anos finais, ou seja, de 6º ao 9º anos como forma de constatar que Educação de qualidade se faz a partir da reflexão em ação. 
     


       


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